Numa conversa de telemóvel com o presidente da câmara de Miami, Elon Musk avançou com uma proposta de construir um túnel de cerca de 3,2 quilómetros na cidade, por um custo muito inferior aos mil milhões de dólares estimados pelas autoridades à frente do projeto. O líder da Tesla e fundador da The Boring Company — empresa especializada em construção de infraestruturas e túneis — comprometeu-se a edificar o projeto por apenas 30 milhões de dólares (cerca de 24 milhões de euros).

“Ele está focado em entregar um projeto que tenha o máximo de utilidade para os nossos residentes, com o mínimo de dinheiro necessário”, disse Francis Suarez, num vídeo publicado no Twitter na sexta-feira.

O autarca de Miami revelou ainda que o compromisso de Musk é realizar a obra toda em seis meses, em muito menos tempo do que os quatro anos propostos por outras empresas, refere o The Verge.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Elon Musk já tinha demonstrado o seu interesse no projeto no mês passado, quando escreveu no Twitter: “Carros e camiões presos no trânsito lançam toneladas de gases e partículas tóxicas, os túneis rodoviários da The Boring Company em Miami resolveriam o trânsito e seriam um exemplo para o mundo”, acresecentando que já tinha abordado o governador da Flórida, Ron DeSantis, sobre a ideia. O seu objetivo é aliviar o trânsito à superfície, com os túneis como solução para o problema.

Agora, Suarez pretende falar também com o governador da Flórida, bem como com as autoridades responsáveis pelas outras zonas circundantes no sentido de criar um projeto mais abrangente. “Acho que temos uma oportunidade única para criar um projeto não só para Miami, como para o mundo”, rematou.

Apesar dos esforços de ambas as partes, as condições morfológicas do solo de Miami não são as ideais para a construção de túneis, motivo que explica também os elevados custos da obra, como sublinha o The Verge. Mas ao que o Miami Herald apurou, este tópico também foi discutido durante a chamada entre Suarez e Musk.