Um hacker invadiu o sistema informático de uma estação de tratamento de água, que abastece cerca de 15 mil pessoas numa cidade perto de Tampa, na Flórida, com o objetivo de contaminar as águas, reportaram as autoridades locais, escreve a imprensa internacional.

De acordo com as autoridades, na passada sexta-feira o pirata informático obteve acesso à distância a um programa de software do computador de um funcionário, que se encontrava nas instalações de abastecimento de água da cidade de Oldsmar, na Flórida. O funcionário apercebeu-se do intruso e de que este estaria a tentar aumentar a quantidade de hidróxido de sódio presente na água.

Este componente químico é normalmente usado em pequenas quantidades para controlar a acidez da água, mas em níveis mais elevados pode ser perigoso e, neste caso, poderia colocar a população daquela zona em risco de envenenamento.

Depois da falha de segurança ter sido detetada, a situação foi revertida, tendo as autoridades assegurado que não houve nenhum efeito adverso no fornecimento da água, bem como a população da cidade nunca esteve em perigo.

Em conferência de imprensa na segunda-feira, o presidente da câmara de Oldsmar, Eric Seidel, garantiu ainda que a estação de tratamento de água também tinha outros mecanismos de controlo que teriam evitado uma situação desastrosa.

Até agora, desconhece-se se a ameaça foi posta em prática por alguém local, não havendo ainda detalhes sobre a identidade do hacker, mas o FBI e as restantes autoridades federais já estão a ajudar na investigação, refere a agência Reuters.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR