O mercado das berlinas eléctricas desportivas conta, a partir de hoje, com mais um elemento de peso. Referimo-nos ao Audi e-tron GT quattro, que foi apresentado na versão normal e igualmente na mais assanhada, a RS, partilhando a plataforma J1 com o Porsche Taycan – a estratégia sempre foi esta, para repartir custos. O mais desportivo dos eléctricos da Audi monta ainda o mesmo pack de baterias e a mesma transmissão, além do sistema de gestão de energia e motores, com estes a verem a sua potência reduzida para não beliscar a imagem da Porsche.

Com 4,99 m de comprimento (mais 3 cm que o Taycan) e com 1,41 m de altura (mais 3 cm que o seu rival e irmão), o e-tron GT não abre mão das suas características desportivas, nem da distribuição do peso ideal pelos dois eixos (50% a incidir sobre cada um deles), mas explora os três dedos que tem a mais de altura para oferecer um maior espaço interior, além de mais espaço para bagagens, com 405 litros em vez de 366, atrás, e 85 litros em vez de 81, à frente.

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Em termos mecânicos, a Audi monta um motor eléctrico à frente e outro atrás, que garantem 476 cv e 630 Nm no e-tron GT quattro e 598 cv e 830 Nm no RS e-tron GT quattro. E, à semelhança do que também acontece no SUV e-tron, a berlina eléctrica usufrui da função boost durante 2,5 segundos com o launch control, que lhe permite elevar a potência durante esse período para 530 cv, no primeiro caso, e 646 cv, no segundo.

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Para alimentar os motores está uma bateria com 93 kWh brutos e 85 kWh úteis, através de um sistema eléctrico a 800 V, o que lhe permite ser recarregado com potências de até 270 kW. Isto em DC, porque ligado a corrente alterna (AC) consegue alimentar-se a 11 kW, que pode aumentar em breve para 22 kW como opção.

Com um Cx de 0,24, o Audi e-tron GT quattro reivindica a capacidade de percorrer até 487 km entre recargas, segundo a norma WLTP, batendo aqui o Taycan 4S, que se fica pelos 464 km. Para o RS e-tron GT quattro, a Audi anuncia 472 km, mais uma vez melhor do que o Taycan Turbo (452 km).

Ambas as versões do e-tron GT estão limitadas a 250 km/h, com o menos potente a chegar aos 100 km/h ao fim de 4,1 segundos e o RS a atingir a mesma fasquia em 3,3 segundos.

Os preços para o nosso país ainda não foram anunciados, mas na Alemanha o mais acessível dos Audi e-tron GT é proposto por 99.800€, mais barato do que o Taycan 4S, que entre nós é comercializado por 110.800€.