A princesa Leonor, herdeira dos reis de Espanha, vai tirar um bacharelato no País de Gales, por decisão dos pais, que já foi comunicada ao governo de Pedro Sanchéz. Uma notícia que não estaria relacionada com Juan Carlos — que no ano passado abandonou o país depois de escândalos de natureza fiscal —, não fosse o magazine matinal “La Hora de la 1“, da TVE, ter decidido associar as duas saídas do país: “Leonor se vá de España, como su abuelo” (Leonor vai sair de Espanha como o seu avô”). O jornal El Mundo nota que é o “enésimo ataque” da televisão pública à monarquia espanhola.

A polémica frase já obrigou a administradora da Rádio e Televisão Espanhola (RTVE) a emitir um pedido de desculpas, em que lamenta “profundamente o grave erro” cometido. Rosa María Mateo anunciou ainda “medidas imediatas” para que “os responsáveis ​​por este erro sejam dispensados ​​dos seus cargos”.

Para a responsável, esta é “uma grave irresponsabilidade que não pode apagar o compromisso inabalável da RTVE para com a defesa dos valores constitucionais e das instituições do Estado e, sobretudo, da Coroa”.

E a oposição ao governo de Pedro Sánchez não ficou indiferente. O Partido Popular lamenta que haja mais um caso “intolerável” no que considera uma “deriva dos responsáveis políticos da RTVE”. Exige, por isso, “explicações urgentes” e que se demita o diretor de informação da estação, Enric Hernández, de acordo com o El Mundo. O partido de Pablo Casado aproveita ainda para atacar o governo, dizendo que a TVE “não é a televisão de Sánchez”. Também no partido Ciudadanos este episódio é descrito como uma “vergonha”. E o Vox questiona: “É possível ser-se mais miserável?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À esquerda, a preocupação do Podemos é com os “trabalhadores alvo de represálias” na estação. O partido de Pablo Iglesias questiona mesmo a administradora da RTVE “se recebeu uma chamada” da Coroa antes de tomar a decisão de despedir os responsáveis pela tirada sobre a princesa e quer que haja uma lei que permita a readmissão desses trabalhadores na estação pública.

E houve quem aproveitasse para atacar a monarquia: “É melhor que Leonor esteja a estudar no exterior do que a fugir por corrupção, como o avô. Hoje, numa república, discutiríamos a discriminação nas escolas e não as escolas de luxo no País de Gales”, escreveu no Twitter Jessica Albiach, política do En Común Podem.

Artigo corrigido. A última frase é da responsabilidade do En Común Podemos e não da Vox.