Portugal vai receber ajuda francesa e luxemburguesa nos hospitais, anunciou esta quinta-feira o ministério da Saúde. Os profissionais devem chegam na próxima semana, “prevendo-se uma estadia de 15 dias”. A equipa médica do Luxemburgo vai para o Hospital do Espírito Santo, de Évora, enquanto os franceses vão prestar auxílio no Hospital Garcia de Orta, em Almada.

É “um apoio importante a dois hospitais que têm vindo ainda a sentir uma elevada pressão ao nível dos Cuidados Intensivos”, descreve o ministério da Saúde, em comunicado.

A equipa de profissionais luxemburgueses, composta por dois médicos e dois enfermeiros, vai apoiar o serviço de Medicina Intensiva do Hospital do Espírito Santo, de Évora. Por sua vez, o médico e os três profissionais de enfermagem que vêm de França vão auxiliar a equipa de médicos do Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Portugal também já recebeu, no início do mês de fevereiro, ajuda médica das forças armadas alemãs. Constituída por 26 profissionais de saúde, entre os quais seis médicos, que trouxeram também 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares, a equipa ficou a trabalhar no Hospital da Luz, em Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR