Os centros de vacinação contra a Covid-19 do concelho de Almada vão funcionar no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, no Feijó, e no Pavilhão Municipal da Charneca de Caparica e entram em funcionamento na sexta-feira. Segundo revelou a Câmara Municipal de Almada, os dois centros têm 20 postos individuais de vacinação e a autarquia disponibiliza transporte gratuito aos munícipes que necessitem desse apoio.

Em nota de imprensa, a Câmara de Almada recorda que esta fase de vacinação “é dirigida a pessoas com 80 ou mais anos de idade e pessoas com mais de 50 anos, com patologias associadas (insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração)”.

Os dois centros de vacinação terão ainda mais de 200 cadeiras e 30 mesas para postos de vacinação, salas de espera de utentes com duas televisões, maca e cadeiras de rodas, além de espaços administrativos e de preparação de vacinas. A Câmara de Almada esclarece que os utentes não devem dirigir-se aos centros de vacinação sem marcação prévia, que será feita através de contacto do Serviço Nacional de Saúde.

A instalação dos dois centros de vacinação de Almada foi efetuada pela Câmara Municipal em colaboração com o Serviço Nacional de Saúde e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal, tendo a autarquia disponibilizado diverso material e estruturas de apoio ao trabalho dos profissionais de saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o município, foram disponibilizados 22 computadores portáteis, duas impressoras multifunções, ligação à Internet, dois microondas e quatro frigoríficos, dois para conservação de vacinas e dois para utilização pelos profissionais de saúde.

A vacinação contra a Covid-19 iniciou-se em Portugal no passado dia 27 de dezembro, com a primeira fase a abranger os profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes, funcionários e utentes de lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados integrados, assim como elementos das forças armadas, das forças de segurança, de serviços críticos e titulares de órgãos de soberania e altas entidades públicas.

Recentemente, foram incluídos no plano de vacinação pessoas com 80 ou mais anos e pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas. A campanha de vacinação contra a Covid-19 foi planeada de acordo com a disponibilidade das vacinas contratadas para Portugal, que estão a ser administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população elegível esteja vacinada.