O Microlino é uma versão eléctrica a bateria do popular BMW Isetta que, originalmente, não era BMW. Tinha tudo para funcionar bem e atrair muitos clientes, o que aliás até fez, ao arregimentar 10.000 encomendas logo após ter sido revelado em 2018. Mas depois vieram as polémicas e as zangas entre sócios e fornecedores, o que atrasou a chegada ao mercado. Mas a crise parece estar finalmente resolvida, com o fabricante suíço a anunciar o início da comercialização para Setembro.

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Mas a Micro Mobility, fabricante do Microlino, não esteve parada durante este interregno judicial, aproveitando para continuar a fazer evoluir o pequeno veículo de dois eixos, com o traseiro a ser muito mais estreito que o anterior. O revisto citadino altera bateria e motor, anunciando um ganho de 15% em eficiência energética. O chassi foi também melhorado, agora com uma solução estrutural monobloco, como se tratasse de um automóvel convencional, por oposição à primeira estratégia que passava por uma construção mais simples e menos segura, tipo mata-velhos.

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O Microlino mantém a imensa porta frontal, que abre como se fosse uma porta de frigorífico, mas ao contrário da versão inicial, em que o volante também se deslocava acompanhando o abrir da porta. Na mais recente versão do modelo, o volante está fixo ao chassi, certamente por motivos de segurança.

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O fabricante espera ter o veículo homologado até Agosto, para a fabricação (e as entregas) começarem em Setembro – todas as unidades que serão fabricadas pelos italianos da CECOMP, em Turim. Com apenas espaço para dois e uma mala com 300 litros, o Microlino pesa cerca de 450 kg, monta motores com dois níveis de potência e duas capacidades de bateria, em que a mais generosa prevê 200 km entre recargas. O preço, apesar das melhorias, deverá continuar abaixo dos 12.000€. Veja aqui o calendário até à apresentação do modelo: