Seis distritos de Portugal continental estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva forte e por vezes persistente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso nos distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real, Viseu e Aveiro vai prolongar-se entre as 18h00 de quinta-feira e as 00h00 de sexta-feira.

O IPMA emitiu também um aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro devido à agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 00h00 de sexta-feira e as 00h00 de sábado.

Por causa da agitação marítima, os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Graciosa, S. Jorge, Faial, Pico e Terceira) estão com aviso laranja até às 12h00 de quinta-feira, passando depois a amarelo até às 12h00 de sexta-feira. Estes dois grupos dos Açores vão estar também sob aviso amarelo por causa do vento forte entre as 18h00 de quinta-feira e as 06h00 de sexta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também a Costa Norte da Madeira e o Porto Santo têm aviso amarelo face à esperada agitação marítima, com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros entre as 18h00 de quinta-feira e as 15h00 de sexta-feira.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.