A vice-presidente da Comissão Europeia para a Democracia e Demografia, Dubravka Suica, participa esta quinta-feira num debate na Assembleia da República (AR) sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa, que deverá ter início em maio próximo.

A comissária europeia vai ser ouvida, por videoconferência, pela comissão de Assuntos Europeus, sobre a Conferência que visa promover um debate alargado aos cidadãos sobre os desafios da União Europeia (UE).

Na quarta-feira passada, os Estados-membros da UE concordaram com o formato proposto pela presidência portuguesa do Conselho para a Conferência sobre o Futuro da Europa, que deveria ter começado em maio de 2020, mas foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

Portugal pôs fim a um longo impasse em torno da figura que deveria presidir ao fórum, propondo que o mesmo fique sob a autoridade dos líderes das três instituições europeias – o Conselho, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu – com a ‘assistência’ de uma comissão executiva.

A Conferência, um fórum de discussão sobre os desafios com que se defronta a Europa, deverá prolongar-se por dois anos, com múltiplos eventos por toda a Europa, começando por Estrasburgo, França, a 09 de maio, Dia da Europa, se a situação da pandemia de Covid-19 assim o permitir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR