Vestígios de um antigo cromeleque recentemente descoberto no País de Gales indicam que poderá estar ligado ao mais famoso monumento megalítico do mundo. Segundo o The Art Newspaper, uma equipa de arqueólogos liderada por Mike Parker Pearson identificou quatro pedras e uma série de buracos que indicam que, a certa altura, o monumento em Waun Mawn foi desmantelado.

Os vestígios indicam que o monumento galês tinha 110 metros de diâmetro e que, tal como o inglês, estava alinhado com o nascer do sol do solstício de inverno, refere o The Guardian. Apesar de ser difícil datar com precisão um monumento deste género, os arqueólogos acreditam que terá sido construído entre 3.600 e 3.000 a.C., o que o coloca entre os círculos de pedra mais antigos das ilhas britânicas.

As marcas deixadas pelas pedras que foram arrancadas e as dimensões dos dois círculos que compunham originalmente o monumento sugerem uma semelhança com Stonehenge mas, de acordo com Parker Pearson e restante equipa, as pedras em Maun Mawn, nos montes Preseli, não chegavam para compor o monumento inglês. Os arqueólogos acreditam que foram usados vários cromeleques galeses para construir Stonehenge.

A ideia de que Stonehenge tem origem nos montes Preseli não é nova. Há 100 anos, o geólogo Herbert Thomas estabeleceu que os grandes menires de Stonehenge tinham origem nessa região do País de Gales, onde, segundo sugeriu, formavam um círculo de pedra que era venerado pelas populações locais, lembra o The Guardian.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta é a mais recente de uma série de descobertas envolvendo Stonehenge. Os trabalhos de preparação do sítio arqueológico para a construção de um túnel com ligação à estrada A303, que passa junto ao monumento, têm levado à descoberta de vários importantes artefactos. No início deste mês, a equipa de arqueólogos no terreno encontrou sepulturas da idade do bronze, cerâmica do neolítico e outros objetos pré-históricos.

Matt Leivers, um dos arqueólogos que está a trabalhar na preparação do terreno, disse ao The Guardian que a equipa encontrou “muitas evidências sobre as pessoas que viveram aqui durante um milénio, traços das suas vidas e mortes, coisas íntimas”. “Cada detalhe ajuda-nos a perceber o que acontecia aqui antes e depois da construção de Stonehenge. Cada peça ajuda a construir melhor essa imagem.”

A construção do túnel, anunciada pelo governo britânico em novembro de 2020, é altamente controversa. Muitos especialistas defendem que realizar esse tipo de trabalho poderá provar estragos irreparáveis no importante monumento e levar à perda de centenas de milhares de artefactos escondidos na paisagem. Apesar das várias iniciativas levadas a cabo para tentar boicotar o projeto, a fase preliminar já começou com abertura de buracos e trincheiras para testar o terreno. A próxima fase deverá arrancar na primavera de deverá ter uma duração de 18 meses.