Embora a inteligência entre o reino animal seja algo demasiado complexo para ser medido, vários estudos científicos têm demonstrado que os porcos têm uma resposta cognitiva muito forte. E agora sabe-se que estes animais podem ser ensinados a usar um joystick, pelo menos é o que garante uma equipa de investigadores norte-americanos.

De acordo com um artigo científico publicado no Frontiers in Psychology, os investigadores conseguiram treinar quatro porcos a manipular um joystick com o focinho, enquanto olhavam para o ecrã de um computador, através de incentivos alimentares.

A equipa decidiu também experimentar o mesmo mecanismo de incentivos com um videojogo, no qual os quatros porcos tinham de mexer com joystick para manobrar um cursor até este colidir com uma de quatro estruturas semelhantes a paredes que apareciam no ecrã. Após a colisão, o jogo emitia um som e o porco recebia um petisco.

Foram também conduzidos testes com cenários de três, duas e uma parede, para determinar qual destas situações era mais simples para cada porco. Os resultados foram muito distintos entre os animais, sendo que dois deles tinham mais facilidade em completar a tarefa quando lhes eram apresentadas menos de três paredes.

“Que os porcos tenham alcançado este nível de sucesso numa tarefa significativamente fora do seu campo de referência é, em si mesmo, impressionante e indicativo da sua flexibilidade comportamental e cognitiva”, indicaram os investigadores no artigo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR