Se é possível (e altamente desejável) imaginar um cenário pós Covid-19, pode não ser evidente que o futuro deixe de obrigar os cidadãos a usarem máscaras de protecção, mesmo depois de a pandemia estar controlada pelas vacinas. Pelo menos é esta a posição do ministro federal dos Transportes alemão, Andreas Scheuer, que pretende manter a obrigatoriedade de usar máscaras de protecção, mesmo depois de a Covid-19 evoluir para uma doença com tratamento de prevenção.

Quem o afirma é a publicação alemã SaarbrückerZeitung que antecipa que, num futuro próximo, os condutores vão ser obrigados a transportar consigo no carro duas máscaras e gel desinfectante, com estes artigos a serem tão obrigatórios quanto o colete reflector, que todos os veículos têm de possuir. A conclusão da publicação alemã foi retirada do pedido solicitado ao Bundestag, a que o Saarbrücker teve acesso.

Para Andreas Scheuer, a solução passa por integrar na legislação do tráfego rodoviário a obrigação de ter a bordo máscaras, tal como triângulo de sinalização, colete reflector e kit de primeiros socorros. E para que nenhum condutor se distraia, Andreas Scheuer está inclusivamente a pensar impor uma pequena multa (fala-se em 15€) para que a necessidade de levar consigo máscaras fique na memória.

O automóvel clube alemão (ADAC) não acolheu a nova medida com entusiasmo. Avisa que as obrigações apenas fazem sentido se os destinatários entenderem a sua necessidade, defendendo que a obrigatoriedade das máscaras será difícil de aceitar quando a Covid-19 passar a estar controlada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR