O mercado aguarda uma série de lançamentos da Tesla, o que é ainda mais relevante depois da marca da Califórnia ter comercializado quase 500.000 unidades em 2020, quando há dois anos não superava as 100.000/ano. Mas de todas as novidades que são aguardadas, do Semi à Cybertruck, passando pelo Roadster, nenhuma se compara com a possibilidade de a Tesla lançar a curto prazo um modelo compacto (tipo VW ID.3), por um preço a rondar os 25.000 dólares. Sobretudo para os europeus, uma vez que os compactos são os veículos mais vendidos no Velho Continente.

Tradicionalmente, é o CEO Elon Musk que chama a si a responsabilidade de divulgar as novidades da marca. Mas desta vez foi Tom Zhu, o presidente da Tesla China – a única empresa no país destinada à fabricação e comercialização automóvel cujo capital pertence a 100% a um construtor estrangeiro – a confirmar que o baby Tesla vai avançar. Afirmou Zhu, à agência noticiosa chinesa Xinhua, que a Gigafactory Xangai, depois de acolher uma linha de montagem para o Model 3 e outra para o Model Y, igualmente já em funcionamento, está apta a instalar uma terceira linha para novos modelos.

Além da linha de montagem inicial para o Model 3 e a nova, já em funcionamento, para o Model Y, a Gigafactory Xangai vai acolher mais uma linha para o baby Tesla

Questionado pela Xinhua, Zhu admitiu que a Tesla China irá desenhar e desenvolver o novo baby Tesla, um veículo ligeiramente mais pequeno do que o Model 3, que deverá utilizar uma versão mais reduzida da plataforma que já é utilizada nos Model 3 e Y. O trabalho estará a cargo do centro de Investigação e Desenvolvimento integrado na Gigafactory chinesa, as segundas instalações do género do construtor norte-americano e a primeira fora dos EUA.

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Muito orgulhoso pelo facto de ser a “sua” empresa a desenvolver o baby Tesla, que se deverá denominar Model 2, apesar de não ser oficial, Zhu avançou que terá dimensões próximas do VW ID.3 (4,26 m), cerca de 4,3 metros, posicionando-se assim abaixo do Model 3 (4,69 m) e do Model S (4,97 m). Segundo a imprensa local, espera-se que um protótipo do novo modelo possa ser revelado no salão chinês Auto Guangzhou, ainda este ano.

A proposta original visa conceber um Model 2 capaz de ser proposto por 25.000 dólares (cerca de 20.600€), valor que deverá ser referente ao mercado norte-americano, sem impostos e já a contar com os incentivos e potenciais economias. É expectável que, na Europa, onde deverá chegar dentro de três anos, o baby Tesla possa ser proposto entre 35 e 40 mil euros, não muito longe dos valores praticados pelo ID.3.

Além de se destinar à China e aos restantes mercados asiáticos, o Model 2 será fundamental para conquistar a Europa, onde certamente também será produzido na Gigafactory Berlim. Contudo, há dúvidas quanto à estética, uma vez que apesar de a plataforma ser a mesma utilizada pelos Model 3 e Y, o baby Tesla sacrificará a traseira, que será mais vertical, tipo ID.3. Em relação ao estilo, Elon Musk prometeu que seria “super cool, radical como a Cybertruck e capaz de conquistar o coração”.