Os responsáveis pela construção da Gigafactory Berlim estão convencidos que, apesar dos atrasos para acomodar as necessidades das serpentes e dos lagartos que habitavam nas florestas onde está instalada a fábrica europeia da Tesla, será possível começar a construir os Model 3 e Model Y antes do Verão. E a actualização do prazo de entrega que figura no site do construtor, que aponta para o Model Y Long Range começar a ser entregue a partir de meados do ano, confirma isso mesmo.

O configurador da Tesla deixa claro que os condutores portugueses podem esperar que o Model Y seja entregue até Junho

Ao contrário do que acontece com os Model 3 que chegam à Europa, cujas versões mais potentes (Long Range e Performance) são exportadas a partir da Califórnia e a mais acessível (Standard Range Plus) é expedida da China, só vai haver Model Y para os condutores europeus quando a Gigafactory Berlim começar a laborar. Isto implica mais uns meses de espera face aos EUA, onde o SUV já está em produção desde Março de 2020, e até em relação à China, onde as primeiras unidades começaram a rolar da linha de montagem em Janeiro deste ano.

Mas se chega mais tarde ao mercado europeu, o Model Y compensa os condutores locais em vários aspectos. Isto porque beneficiará das alterações mais recentes em termos de habitáculo, a começar pela nova consola central, mas também porque Berlim já estará equipada com as Giga Press que forjam as imensas estruturas à frente e atrás, que com uma só peça substituem 70 pequenas peças em chapa, que era necessário soldar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4 fotos

Segundo a Tesla, a Gigafactory Berlim incluirá igualmente uma linha de produção de células, além da habitual para packs de baterias. As células a produzir na Alemanha serão exclusivamente as 4680, montadas em packs estruturais, opção que incrementa a rigidez e diminui os custos, segundo o construtor. É de esperar que com estas células 4680, surjam vantagens adicionais em termos de autonomia e densidade energética, como aconteceu recentemente na renovação do Model S.