Haverá melhor sítio para beber uma cerveja que o deserto? Claro que não, os antigos egípcios que o digam, isto porque um grupo de arqueólogos norte-americanos e egípcios desenterraram aquilo que pode muito bem ser a mais antiga fábrica de cerveja da história.

Foi Mostafa Waziri, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egipto, quem anunciou que esta suposta fábrica foi encontrada em Abidos, um antigo cemitério localizado no deserto a oeste do rio Nilo — a mais de 450 km a sul do Cairo. Segundo este responsável, a estrutura aparenta ser da época do Rei Narmer, que é famoso pelo seu papel importante na unificação do antigo Egito, no início do primeiro período dinástico (3150 AC-2613 AC).

Os arqueólogos encontraram oito áreas enormes — cada uma com 20 metros de comprimento e 2,5 metros de largura — com cerca de 40 bacias de cerâmica divididas em duas fileiras. Waziri diz que os recipientes foram utilizados para aquecer uma mistura de grãos e água de forma a produzir uma espécie de cerveja primordial.

A escavação conjunta foi co-presidida por Matthew Adams, do Instituto de Belas Artes da Universidade de Nova York, e Deborah Vischak, professora assistente de história da arte egípcia antiga e arqueologia da Universidade de Princeton. Adams disse que a fábrica terá sido construída nesta área para fornecer cerveja aos rituais reais, visto que os arqueólogos encontraram evidências do uso de cerveja em ritos dos antigos egípcios.

No início do século XX, arqueólogos britânicos já tinham mencionado a eventual existência desta fábrica, mas acabaram por não conseguir dar com a sua localização, disse o ministério das antiguidades. Com seus vastos cemitérios e templos que datam dos primórdios do antigo Egito, Abidos era conhecida pelos seus monumentos em homenagem a Osíris, o deus egípcio do submundo e a divindade responsável por julgar as almas na vida depois da morte.

A necrópole em questão foi usada em todos os períodos do início da história egípcia, desde a era pré-histórica até aos tempos romanos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR