O plano de vacinação contra a Covid-19 iniciou-se em Santo Tirso, prevendo o Agrupamento de Centros de Saúde local vacinar 8.000 utentes com 80 ou mais anos de idade e com 50 ou mais anos e patologias associadas.

O Centro de Vacinação Municipal foi instalado na Fábrica de Santo Thyrso, distrito do Porto, onde até ao final de abril decorrerá a vacinação no concelho, revelou a câmara do distrito do Porto. O centro tem à disposição da população “cinco gabinetes de vacinação, gabinete de enfermagem e gabinete de emergência médica e conta com 10 profissionais de saúde e três colaboradores da câmara municipal em permanência“, acrescentou.

A câmara disponibilizou ainda “equipamentos informáticos e material logístico” para o funcionamento do centro que, “funcionará, para já, sem horário fixo de segunda-feira a sexta-feira”, lê-se ainda na nota de imprensa.

Citado pelo documento, o presidente da câmara, Alberto Costa revelou que a autarquia vai ajudar o ACeS Santo Tirso/Trofa no processo de vacinação “disponibilizando transporte a todos os utentes que não tenham condições para se deslocarem até ao Centro de Vacinação Municipal”.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.400.543 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 15.411 pessoas dos 787.059 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo Coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR