A ministra dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Guiné-Bissau defendeu um “modelo apropriado” de mobilidade com Cabo Verde, tendo em conta as relações históricas, políticas e diplomáticas. “É importante a Guiné-Bissau e Cabo Verde pelas relações históricas, políticas e diplomáticas, que temos neste momento, termos um modelo apropriado à nossa realidade”, afirmou Susy Barbosa, quando questionada sobre o assunto.

A MNE guineense falava no final de uma reunião com o seu homólogo cabo-verdiano, Rui Alberto Figueiredo Soares, que realiza até quarta-feira uma visita oficial a Bissau. Segundo a Alta Autoridade da Imigração de Cabo Verde a comunidade guineense residente naquele país é mais expressiva, mas enfrenta problemas relacionados com o acesso aos serviços de regularização e documentação.

O meu homólogo disse que vai debruçar-se sobre este assunto e ver a forma como poderão facilitar a integração de guineenses em Cabo Verde como também a mobilidade entre os dois países”, afirmou Susy Barbosa.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana disse que as condições dos guineenses em Cabo Verde está a “merecer toda a atenção das autoridades” do seu país e remeteu novidades para a visita à Guiné-Bissau do primeiro-ministro, Ulisses Correia, prevista para março. Para Rui Alberto Figueiredo Soares, outro assunto de destaque é a cooperação a nível empresarial.

“Pretendemos desenvolver efetivamente atividades empresariais de sucesso, já há algumas em curso, mas queremos aprofundá-las e sobretudo garantir as condições necessárias para que esta cooperação económica se faça com sucesso entre os nossos dois países”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR