O Governo australiano comprometeu-se a um programa de mais de 15,57 milhões de euros que garantirá a vacinação a 80% da população timorense, com a primeira fatia desse apoio a ser canalizada já nos próximos meses.

“A Austrália apoiará Timor-Leste a aceder e a fornecer vacinas suficientes para ajudar a cobrir 80% da população o mais rapidamente possível”, explicou à Lusa a Embaixada da Austrália em Díli.

Para apoiar a cobertura total da vacina em Timor-Leste, a Austrália comprometeu 24,3 milhões de dólares australianos (15,57 milhões de euros) a Timor-Leste para apoio à vacinação entre 2021 e 2023. Um total de 5,8 milhões de dólares australianos (3,7 milhões de euros) serão disponibilizados para uso antes de 30 de junho de 2021″, sublinha.

O apoio australiano será feito a Timor-Leste no âmbito de uma iniciativa global no valor de 500 milhões de dólares australianos (320,4 milhões de euros) para apoio à vacinação e segurança sanitária no Pacífico e sudeste asiático, incluindo Timor-Leste.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Alcançar uma cobertura total ajudará a nossa região a recuperar, reconstruir e prosperar”, sublinha a missão diplomática.

O anúncio do apoio australiano coincide com a aprovação pelos reguladores australianos, esta terça-feira, do uso na Austrália da vacina AstraZeneca — a mesma que será aplicada em Timor-Leste.

Essa autorização foi dada depois de “rigorosos processos de aprovação” que “incluíram avaliações da segurança, qualidade e eficácia da vacina”.

“A empresa biofarmacêutica CSL, com sede em Melbourne, vai fabricar a vacina AstraZeneca na Austrália”, segundo a missão diplomática.

Em concreto, o apoio australiano financiará, além das vacinas, advocacia, mobilização social e geração de procura, identificação das populações-alvo para a vacinação, implementação da campanha da vacina, gestão da cadeia de frio e monitorização e avaliação.

“Proporcionará igualmente acesso aos conhecimentos técnicos australianos através do Centro Nacional de Imunização, Investigação e Vigilância (NCIRS) e do regulador médico australiano, a Administração de Bens Terapêuticos (TGA).

Este apoio soma-se à contribuição de 80 milhões de dólares australianos (51,27 milhões de euros) que a Austrália fez ao mecanismo multilateral COVAX, através do qual Timor-Leste receberá doses suficientes para vacinar os primeiros 20% da população.

As primeiras vacinas desse lote inicial de 20% são esperadas no país no final deste mês, segundo o Governo, com o programa de vacinação a arrancar em abril, depois de serem concluídos os preparativos, a formação de equipas e uma campanha de informação.

O plano de vacinação aprovado pelo Governo, e a que a Lusa teve acesso, prevê que a vacinação dos primeiros 20% da população — equipas da linha da frente e residentes de risco nas zonas da fronteira, entre outros — decorra até setembro.

A vacinação dos restantes 80% começará nessa altura, prolongando-se durante um tempo ainda não definido.

“A Austrália orgulha-se de ser um parceiro de Timor-Leste nas vacinas contra a covid-19, como parte do seu compromisso de apoiar o acesso a vacinas covid-19 seguras, eficazes e acessíveis para o Pacífico e o Sudeste Asiático”, nota a Embaixada.

O Governo australiano está já a trabalhar com o Ministério da Saúde e outros parceiros, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a UNICEF, no lançamento inicial da vacina.

A par do apoio na vacinação, e no quadro do Programa de Resposta da Austrália à covid-19, no valor de 304,7 milhões de dólares australianos (195,3 milhões de euros) Camberra dará um apoio adicional para responder ao impacto social e económico da pandemia em Timor-Leste e no Pacífico.

Timor-Leste receberá desse neste âmbito um total de 10 milhões de dólares australianos (6,4 milhões de euros), “através de apoio orçamental direcionado para apoiar programas de proteção social e estimular a atividade económica”.

O apoio na vacinação e resposta à covid-19, somam-se aos restantes programas em curso no âmbito da cooperação bilateral de desenvolvimento, que ascende a cerca de 100 milhões de dólares australianos (64,1 milhões de euros).

Timor-Leste tem atualmente 39 casos ativos da covid-19, tendo registado 102 desde o início da pandemia, todos assintomáticos ou com sintomas leves.

O país está em estado de emergência pelo 10.º período de 30 dias até pelo menos 3 de março, com uma cerca sanitária em vigor desde esta terça-feira nos municípios fronteiriços de Covalima e Bobonaro.