Foi em plena segunda vaga da pandemia, em novembro de 2020, que Portugal atingiu o pico de excesso de mortalidade desse ano, ou seja, a maior percentagem de mortes acima da média face a anos anteriores. Os dados são do Eurostat e ainda não incluem os números do início de 2021, quando Portugal bateu máximos de mortes por Covid-19. Em toda a União Europeia (UE), entre março e novembro de 2020, foram registadas mais 450.000 mortes face à média do mesmo período de 2016 a 2019.

Na primeira vaga da pandemia, o pico do excesso de mortes na UE ocorreu em abril — foram registadas 25,1% de mortes acima da média. Portugal ficou abaixo deste valor, com 15,6%, e durante os primeiros dois meses de confinamento (maio e junho) o número manteve-se relativamente baixo (10% e 3,5%, respetivamente), ainda que acima da média da UE. Porém, em julho, houve uma subida abrupta e o país chegou ao pico da primeira vaga: a mortalidade ficou 25,3% acima da média de anos anteriores (na UE, o indicador foi de 3% nesse mês).

Excesso de mortalidade em Portugal e na UE a 27

O máximo do ano foi, porém, atingido na segunda vaga, em novembro, quer na média da UE (40,4%), quer em Portugal (25,9%). Nesse mês, perante o aumento dos novos casos, o Governo português implementou novas medidas restritivas, como o recolher obrigatório ou o teletrabalho sempre que possível nos concelhos de maior risco.

Em novembro, entre os países analisados (sem o Reino Unido), a Polónia foi o que registou maior mortalidade em excesso: 97,2%. No extremo oposto esteve a Finlândia (5,5%).

O Eurostat começou a calcular “o impacto da pandemia através da observação do excesso de mortalidade” depois de, “em algumas partes da Europa”, as mortes terem sido “excecionalmente altas, quando comparadas com a mortalidade média dos anos anteriores”, justifica o gabinete de estatísticas da UE, na nota divulgada esta terça-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR