É um caso único em Israel e há poucos registos de ter acontecido no resto do mundo. Um feto de 25 semanas acabou por morrer infetado com a Covid-19. Os médicos confirmam que a morte resultou com “grande probabilidade” de complicações associadas ao vírus. “O feto foi infetado através da placenta”, revelou Tal Brosh, diretor clínico do Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital de Assuta, em Ashdod, a 40 quilómetros de Tel Aviv.

“Foi uma infeção intrauterina do feto, que pode causar infeção da placenta e morte do feto”, explicou Yossi Tobin, diretor da maternidade do Hospital de Assuta. “É uma ocorrência rara porque o bebé normalmente fica infetado com o novo coronavírus depois do nascimento, como resultado do contacto com a mãe. O facto de se ter chegado à conclusão de que o bebé já tinha a doença no útero indica uma grande probabilidade de que tenha morrido devido ao vírus”, afirma.

A mulher de 29 anos dirigiu-se ao hospital dois dias após ter começado a sentir febre e outros sintomas da doença, inquietada também pelo facto de não sentir qualquer movimento fetal. Testou positivo e, através de uma ecografia, os médicos perceberam que o feto já estava morto, retirando-o do útero. Após análises, a equipa médica chegou à conclusão de que o feto estava infetado com Covid-19.

“Eu tive o máximo de cuidado para evitar ficar doente”, disse a mulher de 29 anos ao jornal Ynet, que também aproveitou para agradeceu à equipa médica que “fez o seu melhor”. E deixou um apelo: “É importante que as grávidas tomem a vacina contra a Covid-19”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao contrário da União Europeia, Israel permite, desde o final de janeiro, que as grávidas sejam vacinadas contra a Covid-19. O ministério de saúde israelita considera que “as grávidas que ficam infetadas e doentes com o vírus tem uma maior incidência de contraírem uma doença séria do que a restante população”. O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA também admite a possibilidade de vacinar grávidas, mas aponta que é necessário mais dados para comprovar a eficácia do imunizante.

Este tipo de casos é raro, afirma o Ministério da Saúde de Israel. Em Portugal, em julho, um feto de oito meses morreu infetado com Covid-19 no hospital Amadora-Sintra.

Feto de oito meses morreu infetado com coronavírus no hospital Amadora-Sintra