Raffaele Cutolo, um dos chefes da máfia italiana, morreu esta quarta-feira aos 79 anos na enfermaria da prisão de Parma, informa o La Reppublica. O fundador da Nova Camorra estava hospitalizado, estando doente já há uns meses.

Em maio de 2020, os advogados de Cutolo pediram a suspensão da pena mediante a aplicação de prisão domiciliária, devido ao seu estado de saúde. No entanto, o procurador de Reggio Emilia rejeitou o pedido.

Raffaele Cutolo estava sob o regime “41 bis” instituído pelo governo italiano, também chamado “regime duro prisional”, e que obriga os reclusos a estarem banidos de certas atividades e não podendo, por exemplo, receber visitas. Era o prisioneiro mais velho nessa categoria na prisão de Parma.

Condenado por homicídio, foi parar pela primeira vez a uma prisão aos 21 anos. A partir daí, começou a organizar grupos criminosos na prisão, como o Nova Camorra, e a deter um considerável poder de influência fora da cadeia.

Raffaele Cutolo foi essencial para que em 1981 fosse libertado Ciro Cirillo — membro do governo regional da Campânia –, sequestrado pelas Brigadas Vermelhas Italianas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR