O Facebook vai começar a exibir um rótulo nas publicações sobre alterações climáticas que direciona os utilizadores para uma página de informações sobre a temática, com o objetivo de combater a desinformação. Para já a medida só vai ser implementada no Reino Unido. Mas o plano é expandir o acesso à ferramenta noutros países “em breve”, revelou a empresa esta quinta-feira.

O funcionamento deste mecanismo vai ser feito a partir do Climate Science Information Center do Facebook que  coloca à disposição dos utilizadores notícias e informações cientificamente comprovadas e recursos adicionais ​​das principais organizações envolvidas na discussão sobre a crise climática.

Estas são algumas das informações que o Facebook vai passar a exibir em publicações sobre as alterações climtáticas © Facebook

Este centro foi lançado inicialmente em setembro na França, Alemanha, Reino Unido e nos Estados Unidos, mas a partir de agora também estará disponível na Bélgica, Índia, Brasil, Canadá, Indonésia, Irlanda, México, Holanda, Nigéria, Espanha, África do Sul e Taiwan.

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Nos últimos anos, o Facebook tem sido pressionado a implementar a verificação de factos sobre as alterações climáticas e a impedir a propagação de conteúdo falso, tendo até recebido críticas de legisladores norte-americanos.

“O futuro do nosso planeta está em jogo e nenhuma empresa devia ser grande, poderosa ou opaca demais para ser responsabilizada pelo seu papel na crise climática. O Facebook não é exceção ”, apontaram vários senadores num comunicado divulgado no ano passado, tal como lembra o The Verge.