A tempestade tropical Guambe poderá crescer e transformar-se num ciclone, afetando a costa sul de Moçambique até domingo, anunciou esta quinta-feira o centro meteorológico francês do oceano Índico.

“Os impactos em termos de ventos e chuvas fortes deverão acontecer sobretudo no sul de Moçambique até domingo” e “os habitantes devem seguir indicações fornecidas pelas autoridades”, alerta o serviço.

A intempérie, que está a cerca de 250 quilómetros da costa, não deverá entrar em terra, avançando para sul com o epicentro sobre o mar alto, mas suficientemente próximo para causar estragos.

O aviso coincide com outro já emitido na quarta-feira pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inam) moçambicano para chuvas muito acima da média (mais de 100 milímetros em 24 horas) na província de Inhambane.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo as previsões do Inam, as províncias de Manica, Sofala e Zambézia, no centro, também deverão ser afetadas.

A aproximação da tempestade Guambe acontece depois de o país já ter sido fustigado em poucas semanas por outras depressões atmosféricas que têm causado inúmeras inundações.

Moçambique está em plena época chuvosa e ciclónica, que ocorre entre os meses de outubro e abril, com tempestades oriundas do Índico e cheias com origem nas bacias hidrográficas da África Austral.

Este ano milhares de pessoas já foram afetadas.

As mais graves foram a tempestade Chalane, no final de 2020, e o ciclone Eloise, em janeiro, com um balanço oficial total de 19 mortos, mas relatos de autoridades locais apontam para o dobro.