O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo e Aviação Civil (SNPVAC) vai colocar a votos dos seus associados no próximo dia 22 de fevereiro o acordo de emergência sobre questões laborais que negociou com a administração da TAP, no quadro do plano de reestruturação.

Numa nota aos seus membros, o SNPVAC refere que irá desencadear a votação eletrónica entre as 10h00 e as 18h00 da próxima segunda-feira. A pergunta a colocar é: “Aprova o Acordo de Emergência negociado pela Direcção do SNPVAC com a TAP a 07.02.2021 que foi divulgado nos Comunicados da Direcção nº 41, de 07.02.2021 e nº 56, de 15.02.2021?”. A votação que poder ser exercida através do mail enviado aos associados de forma a ultrapassar os constrangimentos colocados pela pandemia.

Já o SPAC (Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil) vai submeter a votação o seu acordo no próximo sábado, sendo que no caso dos pilotos há várias notícias que apontam para a existência de divergências na classe que podem por em causa o acordo alcançado com a TAP.

No caso destes acordos não serem aprovados pelos associados dos sindicatos que os negociaram, a empresa já fez saber que os trabalhadores que representam passam ver aplicado o regime sucedâneo que é mais desfavorável do que os cortes negociados pelas respetivas estruturas sindicais. A TAP afasta o prolongamento ou retoma do processo negocial numa altura em que já está em curso o período para os trabalhadores manifestarem a sua adesão às medidas voluntárias de saídas e redução de horário de trabalho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR