A secretária-geral da CGTP pediu esta quinta-feira coragem para investir na valorização do trabalho, garantindo o emprego, sobretudo, para os que se encontram com vínculo precário, reivindicando a alteração das opções tomadas em sentido contrário.

Isabel Camarinha foi esta quinta-feira recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde expressou a necessidade de “termos coragem para investir na valorização do trabalho, garantindo emprego, nomeadamente, a trabalhadores com vínculos precários”. Para isso, a líder da central sindical defendeu a alteração de “opções tomadas que não garantiram o emprego, nem o salário na totalidade, nem os direitos dos trabalhadores”, nomeadamente no que concerne à legislação laboral.

No mesmo sentido, a CGTP quer o reforço dos serviços públicos, da escola, Segurança Social, Serviço Nacional de Saúde, bem como o aumento geral dos salários. Após a audiência, Isabel Camarinha teceu ainda críticas ao modo como decorre a Concertação Social, onde, conforme apontou, são comunicadas muitas decisões que já foram conhecidas através da comunicação social.

Antes da CGTP, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP). Na quarta-feira, o Presidente da República ouviu a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), a União Geral de Trabalhadores (UGT) e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.430.693 mortos no mundo, resultantes de mais de 109,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal morreram 15.754 pessoas dos 792.829 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR