O ex-líder da concelhia do Porto do PSD Hugo Neto pediu esta sexta-feira a Rui Rio que “substitua de imediatoa comissão nacional que está a coordenar as autárquicas, criticando em particular os processos no Porto e em Coimbra.

Numa carta enviada ao presidente do PSD e a que a Lusa teve acesso, o conselheiro nacional apelou a Rui Rio para que “tome medidas urgentes e absolutamente claras“.

Concordo totalmente com a sua visão sobre a importância deste processo autárquico para o futuro do nosso partido e é, exatamente por isso, que apelo à sua intervenção direta e urgente, para que possamos evitar uma maior destruição do capital político do PSD, no próximo combate eleitoral”, defende.

O antigo líder do PSD/Porto refere-se, na carta, a factos vindos a público nos últimos dias sobre a preparação do processo autárquico no Porto e em Coimbra, e que considerou demonstrarem “a total incapacidade dos membros da Coordenação Autárquica para o cumprimento do importantíssimo papel que lhes foi confiado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Coimbra, Nuno Freitas, um quadro do PSD respeitado e reconhecido na sociedade coimbrã, é afastado e as estruturas locais, que o tinham escolhido e são determinantes na mobilização local, foram ultrapassadas”, criticou.

Já no Porto, Hugo Neto considera que o PSD foi “achincalhado na praça pública com diferentes versões sobre um namoro com Rui Moreira“, e “a poucos dias de apresentar o seu candidato”.

Namoro que já ninguém nega, mas que terá sido feito à sua revelia e, mais uma vez, sem qualquer envolvimento das estruturas”, criticou.

Para o conselheiro nacional, “a credibilidade destes e de outros projetos políticos autárquicos está irreversivelmente ameaçada caso os rostos da gestão do processo autárquico do PSD se mantenham inalterados”, considerando que o que se passou nos últimos dias “envergonha o património histórico” do partido.

O PSD tem que partir para este combate, coeso e mobilizado e isso exige na coordenação autárquica rostos credíveis, gente em quem todo o partido se reveja e que não se mova por interesses e agendas pessoais. (…) Peço-lhe que tome a decisão, que sendo uma decisão difícil, é a única decisão possível – substitua de imediato a Coordenação Autárquica”, apelou.

A Comissão Autárquica Nacional do PSD foi anunciada em março do ano passado e é constituída por atuais ou ex-presidentes de Câmara: o secretário-geral José Silvano (que já foi autarca de Mirandela), o vice-presidente Salvador Malheiro (atual presidente da Câmara de Ovar), a vice-presidente Isaura Morais (ex-autarca de Rio Maior), Fátima Ramos (ex-presidente da Câmara de Mirando do Corvo) e Hélder Silva, que lidera a Câmara de Mafra e preside aos Autarcas Sociais-Democratas.

Na quinta-feira, em entrevista à rádio Observador, Rio fez duras críticas ao presidente da Câmara do Porto, acusando Rui Moreira de não ser “uma pessoa confiável e ter “interesses imobiliários” na cidade incompatíveis com a função.

O presidente do PSD afastou completamente a possibilidade de o partido poder vir a apoiar a sua candidatura, acusando ainda Rui Moreira de mentir sobre o conteúdo de um jantar que envolveu dirigentes sociais-democratas.

Já em Coimbra, na quinta-feira à noite, o médico e ex-deputado Nuno Freitas anunciou na rede social Facebook ter sido informado pela comissão nacional autárquica do PSD da decisão de não homologar a proposta da concelhia de uma candidatura sua à câmara, posição que já mereceu críticas nas redes sociais de outros sociais-democratas como José Eduardo Martins ou Mauro Xavier.

Nuno Freitas disse ainda que o PSD vai apoiar em Coimbra o ex-bastonário da Ordem dos Médicos José Manuel Silva, que coordena o Movimento Somos Coimbra.

Também no Facebook, o atual vereador José Manuel Silva escreveu que “até agora não foi estabelecido nenhum diálogo formal entre o PSD e o Somos Coimbra” relativamente a uma candidatura autárquica, mas admitiu que tal poderá ser uma possibilidade “a breve prazo”.