A Câmara do Porto vai cortar esta sexta-feira, a partir das 21h00, a circulação automóvel na Avenida de Dom Carlos I, na Foz, devido ao agravamento das condições meteorológicas, situação que será reavaliada no sábado.

“Por precaução, o município informa que torna-se necessário interromper a circulação automóvel na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, a partir das 21h00 de hoje [esta sexta-feira], sendo o trânsito restabelecido logo que as condições do mar o permitam. A situação será reavaliada durante o final do dia de amanhã, sábado”, indica o município numa nota na sua página oficial.

A autarquia refere que, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a ocorrência de vento forte — com rajadas até 85 quilómetros por hora — a partir da tarde desta sexta-feira e até ao final do dia de sábado, e precipitação, por vezes forte e persistente, entre as 09h00 e as 18h00 horas de sábado.

Relativamente à agitação marítima, o Porto está sob aviso laranja devido à previsão de ondas de oeste/sudoeste com cinco a seis metros de altura significativa, podendo atingir 10 metros de altura máxima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O aviso laranja vai manter-se entre as 06h00 e as 15h00 de sábado, altura em que passará para o nível amarelo.

Face ao agravamento das condições meteorológicas, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, apelando ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos para peões e veículos junto da orla costeira e acessos aos molhes — Avenidas D. Carlos I, do Brasil e de Montevideu.

Desaconselha ainda o estacionamento de viaturas e a circulação de pessoas nas zonas junto a toda a orla marítima.

Este serviço municipal aconselha ainda especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes e recomenda uma atitude preventiva e de precaução relativamente a equipamentos móveis ou amovíveis.