Um adulto desaparecido, três pessoas procuradas pela Justiça e outras quatro sobre as quais pendiam também alertas relacionados com objetos apreendidos ou roubados. Foi este o resumo do controlo de passagem de cidadãos na fronteira entre Portugal e Espanha, nas últimas 24 horas, levado a cabo pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que assim detetou oito medidas cautelares, num só dia, em quatro Pontos de Passagem Autorizados (PPA).

A pessoa desaparecida foi encontrada em Vila Verde da Raia, onde também foi encontrada uma pessoa procurada no âmbito de um processo judicial e foi detetada a existência de uma medida a um dos passageiros de “objeto para apreensão, roubado, desviado, perdido ou invalidado”, detalha o comunicado. As restantes duas pessoas procuradas pela Justiça foram encontradas uma no PPA de Castro Marim e outra em Vila Formoso. As restantes três medidas cautelares foram detetadas no PPA de Valença.

As deteções foram possíveis graças à utilização do SEF Mobile, um sistema pioneiro, implementado pelo SEF, que permite efetuar o controlo de fronteira de uma forma mais rápida e segura. Adicionalmente, permite, também, a captura de impressões digitais para a realização de pesquisas biométricas”, lê-se num comunicado emitido este sábado.

No comunicado, o SEF adianta que “desde 31 de janeiro, foram já controlados nos 16 pontos de passagem autorizados 226.787 cidadãos, dos quais 1.469 não foram autorizados a entrar no país”. As oito medidas cautelares detetadas nas últimas 24 horas fazem assim aumentar para 101 o total de deteções desde 31 de janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR