A União Europeia anunciou que irá duplicar a sua contribuição para o programa de vacinação contra a Covid-19 “Covax” para mil milhões de euros.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, estão prontos para aumentar o financiamento através do orçamento europeu, avança a AFP.

A medida surge numa altura em que os países mais ricos são acusados de acumular e requisitar as vacinas no mercado, impedindo os países mais pobres de se servirem delas. O diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, apelidou, em janeiro, a atual competição pelas vacinas de um “fracasso moral catastrófico”, crítica também apontada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Covid-19. Mundo “está à beira de fracasso moral catastrófico”, segundo o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde

Para além do financiamento da vacina global, a União Europeia planeia também apoiar o continente africano, o mais pobre do mundo, com mais 100 milhões de euros para combater o novo coronavírus.

De acordo com a AFP, a Covax é um projeto internacional que tem o objetivo de desenvolver vacinas para combater a pandemia da Covid-19 e distribui-las pelas populações mais vulneráveis dos países mais pobres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR