O Gran Teatro del Liceu, o Auditori, o Teatre Lliure, o Mercat de les Flors e o Teatre Nacional de Catalunya (TNC) condenaram o ataque ao Palau de la Música, após manifestações de apoio ao rapper Pablo Hasel.

Num comunicado conjunto, as mais destacadas entidades culturais de Barcelona expressaram apoio aos “amigos e amigas da instituição” e lamentaram “a agressão à cultura e os danos causados ao património”.

As cinco instituições acrescentam que continuam a “reafirmar e reiterar” o seu compromisso “a favor da liberdade de expressão e do respeito dos direitos fundamentais dos criadores”.

O Palau de la Música de Barcelona sofreu na noite deste sábado um ataque por um grupo de encapuzados, que apedrejaram janelas e vitrais históricos do edifício.

Pouco depois do ataque, a Fundación Orfeó Català-Palau de la Música condenou “energicamente” a violência em “todos os seus formatos”, lamentou com “profunda tristeza” os incidentes e informou que os destroços afetam especialmente as fachadas históricas da rua Amadeu Vives e Sant Pere mês Alt.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR