786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Era o dérbi de uma década: Lautaro e Lukaku, a dupla L&L, tornaram-no fácil (e deixaram o Inter ainda mais líder)

Este artigo tem mais de 3 anos

Dez anos depois, o dérbi de Milão valia a liderança da Serie A. Inter tornou-o simples, com golos de Lautaro e Lukaku, venceu o Milan sem espaço para dúvidas e aumentou a vantagem no 1.º lugar (0-3).

AC Milan v Internazionale - Italian Serie A
i

A dupla de avançados da equipa de Antonio Conte acabou por garantir a vitória

Getty Images

A dupla de avançados da equipa de Antonio Conte acabou por garantir a vitória

Getty Images

Apesar da hegemonia da Juventus na última década, a verdade é que o jogo mais importante, mítico e mediático do futebol italiano é o derby della Madonnina, o dérbi de Milão, o encontro entre o AC Milan e o Inter Milão. Pela rivalidade envolvida, pelo facto de partilharem o mesmo estádio, por serem duas equipas da mesma cidade que são também duas das equipas mais importantes do país inteiro. Este domingo, o dérbi ganhava uma camada adicional que já não tinha desde 2011, há uma década: o facto de valer a liderança da Serie A.

À entrada para a partida, onde o AC Milan era teoricamente o anfitrião, o Inter Milão estava no primeiro lugar da classificação com mais um ponto do que os rossoneri — ou seja, uma vitória do AC Milan significava a recuperação da liderança perdida recentemente, enquanto que uma vitória dos nerazzurri significava o alargar da vantagem para quatro pontos. Era o terceiro encontro da época entre as duas equipas, depois do jogo da primeira volta, que deu vitória do AC Milan com um bis de Ibrahimovic, e do encontro dos quartos de final da Taça de Itália, que deu vitória do Inter Milão graças a um golo de livre direto de Eriksen já nos descontos.

Ora, tendo em conta a importância capital da partida deste domingo, o AC Milan autorizou 300 adeptos a marcarem presença no último treino da equipa, no exterior do relvado, com bandeiras, tarjas e cânticos bem audíveis. À chegada a um San Siro que estaria completamente deserto, sem adeptos nas bancadas, adeptos dos dois clubes receberam os jogadores, num aparato que fez lembrar os tempos em que o futebol não precisava de máscara. E apesar de este ser um dérbi, de ter como principais protagonistas todos os atletas e treinadores das duas equipas, a verdade é que acabava por existir sempre um nome que era cabeça-de-cartaz: Zlatan Ibrahimovic.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na antecâmara do jogo, Rafael Leão deu uma entrevista ao Corriere dello Sport onde acabou por falar novamente da relação fraternal que o une a Ibrahimovic, algo que já fez inúmeras vezes. “Zlatan é como um irmão mais velho para mim. É um ponto de referência com uma mentalidade ganhadora como nunca vi noutro jogador”, explicou o avançado português, que acabou por revelar que no verão de 2019, quando trocou o Lille pelo AC Milan, também tinha uma proposta do Inter, acabando por optar pela equipa orientada por Stefano Pioli. “Escolhi o AC Milan porque falou comigo primeiro e era a minha prioridade. Quando o AC Milan liga, não podemos dizer que não”, disse Leão.

Rafael Leão que, este domingo, era suplente, assim como o outro português Diogo Dalot. Stefano Pioli optava por lançar Saelemakers, Çalhanoglu e Rebic no apoio mais direto a Ibrahimovic e completava o meio-campo com Tonali e Kessié. Do outro lado, Antonio Conte colocava Eriksen, Brozovic e Barella no setor intermédio, nas costas de Lautaro e Lukaku, e Perisic e Hakimi eram os responsáveis pelos corredores. No banco, ficava Arturo Vidal. O Inter entrou claramente melhor e abriu o marcador logo nos instantes iniciais: num lance de insistência, Lukaku cruzou a partir da direita e descobriu Lautaro, ao segundo poste, com o avançado a cabecear totalmente à vontade para bater Donnarumma (5′). O jogador argentino saltou sem oposição, numa jogada em que a defesa do AC Milan acabou por ser apanhada num momento de desconcentração e marcação muito passiva.

O Inter dominou por completo durante os primeiros 15 minutos, com o AC Milan a não ter capacidade para sair do próprio meio-campo. A primeira vez que a equipa de Stefano Pioli chegou perto da baliza de Handanovic foi num lance muito confuso que terminou com uma espécie de finalização de calcanhar de Ibrahimovic (15′), onde a defesa do Inter demorou muito tempo a aliviar uma bola que andou perdida pela grande área. O conjunto de Antonio Conte ficou perto de aumentar a vantagem ainda antes da meia-hora, com Lukaku a falhar o desvio ao primeiro poste na sequência de um cruzamento de Perisic na esquerda (27′), e Theo Hernández protagonizou a melhor oportunidade do AC Milan na primeira parte com um remate cruzado que saiu ligeiramente ao lado (33′).

Ao intervalo, o Inter estava a vencer pela margem mínima e demonstrava grande facilidade em entrar no último terço adversário, principalmente quando Lukaku era lançado na profundidade; em oposição, a defesa de Antonio Conte estava algo displicente, com os centrais a cometerem alguns erros que deram origem às melhores oportunidades do AC Milan. A equipa de Stefano Pioli falhou defensivamente no lance do golo de Lautaro e tinha algumas dificuldades sempre que a bola era colocada em velocidade nos corredores e não tinha capacidade para chegar com muito perigo à baliza de Handanovic, com Ibrahimovic a estar muito pouco envolvido ao longo de toda a primeira parte.

O AC Milan entrou melhor no segundo tempo e depressa mostrou que queria chegar depressa ao empate para lutar pelo resultado, colocando as linhas mais subidas e empurrando o Inter para o próprio meio-campo. Ibrahimovic teve duas enormes oportunidades consecutivas, dois cabeceamentos que obrigaram Handanovic a duas enormes defesas (47′), e Tonali rematou logo depois, de fora de área, a forçar o guarda-redes esloveno a outra intervenção apertada (48′). A equipa de Pioli estava muito acima daquilo que tinha mostrado na primeira parte e pressionava em bloco, impedindo o Inter de construir desde trás e obrigando o conjunto de Conte a jogar de forma muito direta, com passes longos à procura e Lukaku ou Lautaro.

A eficácia, porém, acabou por fazer a diferença. Na primeira vez em que chegou com verdadeiro perigo à baliza adversária na segunda parte, o Inter aumentou a vantagem: numa jogada brilhante de ataque rápido, Eriksen descobriu Perisic na esquerda e o croata assistiu Lautaro, que surgiu na pequena área a desviar de primeira para bisar (57′). Com este golo, o avançado argentino chegou aos 17 golos esta temporada e tornou-se o melhor marcador da Serie A, com mais um do que Cristiano Ronaldo. O AC Milan estava melhor, estava por cima mas tinha desperdiçado três oportunidades; o Inter, na única que teve desde o intervalo, marcou. E menos de dez minutos depois, arrumou com o jogo. Lukaku pegou na bola no meio-campo, arrancou com força e velocidade, totalmente sozinho, e rematou de pé esquerdo já na grande área, para o primeiro poste e sem hipótese para Donnarumma (66′).

Stefano Pioli só mexeu na equipa ao terceiro golo, ao lançar Rafael Leão e Meïté, e ainda tirou Ibrahimovic para colocar Castillejo — mas já pouco aconteceu até ao apito final. O Inter Milão venceu o dérbi mais importante da década, aumentou para quatro pontos a distância para o AC Milan no topo da Serie A e viu Lautaro e Lukaku, a dupla do momento no futebol italiano, tornar fácil e simples um dos encontros mais complexos da temporada, num passo muito importante rumo à conquista do título. Os rossoneri, que acabaram por desperdiçar uma vantagem confortável com quatro derrotas quase seguidas (Juventus, Atalanta, Spezia e Inter), continuam a cair em forma e rendimento, começando a ficar distante o sonho de ganhar a liga italiana dez anos depois.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora