As escolas e creches reabriram em grande parte da Alemanha, após meses dois fechadas, apesar dos recebimentos de uma terceira onda da pandemia de Covid-19 causada pela propagação da variante competente detetada no Reino Unido.  As crianças voltaram à creche ou à escola esta manhã em 10 dos 16 estados alemães, depois de já terem sido reiniciadas em outros dois ‘Länder’: a Baixa Saxónia e a Saxónia.

“É bom que muitas escolas da Alemanha necessariamente a retomar o ensino presencial”, considerado um ministro da Educação do país, Anja Karliczek, devidoando que “as crianças, principalmente as mais novas, precisam umas das outras“. As aulas presenciais, interrompidas desde a temporada de dezembro, estão a ser retomadas nas condições sanitárias drásticas, com aulas alternadas entre grupos e funcionários fixos que não atendem outros alunos.

Trabalho de físico alemão sobre a origem do novo coronavírus relança a polémica e envolve a Universidade de Hamburgo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O governo também planeia acelerar a vacinação de professores e educadores, sendo esperado que sejam feitos anúncios nesse sentido ainda, após uma reunião dos ministros regionais da Saúde com o governo de Angela Merkel. Os milhões de educadores e professores passariam assim a ter estatuto de “alta prioridade” para serem vacinados, apesar das reservas da Comissão Alemã de Imunização (STIKO), que pretende que o foco se os doentes mais vulneráveis.STIKO), que pretende que o foco se mantenha nos doentes mais vulneráveis.

Também são esperados testes gratuitos e autotestes um euro a partir de 01 de março, uma promessa do ministro da Saúde, Jens Spahn, que também pode, mas também como associações de médicos e farmacêuticos, considera difícil de cumprir autotestes a um euro a partir de 01 de março, uma promessa do ministro da Saúde, Jens Spahn, que a oposição, mas também as associações de médicos e as de farmacêuticos, consideram difícil de cumprir.

Dinamarca fecha vários pontos fronteiriços com Alemanha

Apesar de terem sido restringidas restrições nos últimos dois meses, a Alemanha tem sido alvo de um aumento dos casos de Covid-19, contabilizando quase 68.000 mortes. Covid-19, contabilizando quase 68.000 mortes.

O confinamento é suficientemente forte contra o vírus original. Mas como novas variantes continuam a desenvolver-se”, explicou o especialista em questões de saúde do Partido Social-democrata, Karl Lauterbach, para quem a Alemanha está “no início de uma terceira vaga “de contágios.Lauterbach, para quem a Alemanha está “no início de uma terceira vaga” de contágios.

Face ao cenário, o ministro da Saúde reduziu conforme as esperanças de quem esperava uma maior flexibilização das restrições, que deve ser discutida entre governo e responsáveis ​​regionais no dia 03 de março.

Todos querem um plano de três e de seis meses, mas não é possível fazê-lo neste momento. Não se podem fazer falsas promessas”, alertou Spahn. No domingo, a Alemanha registou 7.676 novos casos, aumento o número total de infetados desde o início da pandemia para mais de 2,3 milhões.

Uma pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.461.254 mortos no mundo, particular de mais de 111 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.