O Spotify vai passar a estar disponível em “português de Portugal” e contar com um novo perfil SpotifyPT no Instagram, no qual o público português vai poder acompanhar as novidades. A plataforma de música vai ainda lançar-se em 85 novos mercados na Ásia, África, Europa e América Latina, anunciou a empresa esta terça-feira em comunicado.

Entre os países africanos com maior população que vão ser incluídos destacam-se a Nigéria, a Tanzânia, o Uganda e Moçambique, mas o Spotify também vai chegar, por exemplo, ao Bangladesh e ao Paquistão. Assim como acontece nos países em que a plataforma está atualmente presente, entre os quais Portugal, haverá duas modalidades: uma subscrição gratuita e outra paga.

O repositório musical a nível mundial vai ser disponibilizado aos países mais recentes, mas a empresa anunciou também a intenção de expandir o reportório através da colaboração com artistas locais. Assim como também acontece em Portugal, as recomendações serão adaptadas aos utilizadores de cada país.

A inclusão dos novos mercados vai permitir à plataforma aceder a mais de mil milhões de pessoas, já que quase duplica o número de países e territórios onde está presente, que ultrapassará os 170.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O serviço de streaming de música conta ainda com outras novidades, entre elas uma versão mais cara para os subscritores da assinatura premium de alguns mercados, que a partir do final deste ano, poderão melhorar a qualidade de som com o Spotify HiFi.

Com este serviço, os utilizadores premium poderão ouvir música “com qualidade de CD”, tanto no dispositivo fonte como em colunas através do Spotify Connect. Para já, ainda não há detalhes sobre o preço da assinatura e em que países é que estará disponível.

No final de 2020, o Spotify tinha 345 milhões de utilizadores ativos, incluindo 155 milhões com subscrição paga, números que fazem com que seja, de longe, a plataforma de música líder a nível mundial.

Barack Obama e Bruce Springsteen juntos no podcast “Renegades: Born in the USA”

Na segunda-feira, durante o Stream On, um evento online sobre o futuro da plataforma, o Spotify deu ainda a conhecer o seu mais recente podcast “Renegades: Born in the USA”, que junta o antigo Presidente dos Estados Unidos Barack Obama e a lenda do rock Bruce Springsteen.

“Renegades: Born in the USA” é o título do podcast que junta Barack Obama a Bruce Springsteen © Divulgação

A dupla que se conhece desde 2008 estreia-se agora em exclusivo para a plataforma de streaming, numa série de oito episódios, nos quais irão abordar temas como a igualdade, a paternidade, o casamento e o futuro dos EUA.

Os dois primeiros episódios deste podcast já se encontram disponíveis e podem ser escutados aqui.