A Food and Drug Administration (FDA), autoridade norte-americana do medicamento, deu um parecer favorável à vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson, decisão anunciada num relatório divulgado esta quarta-feira. Este poderá ser determinante na aprovação total da vacina, algo que está sempre dependente, como conta a CNBC, da decisão do Comité Consultivo de Vacinas e Produtos Biológicos da mesma FDA (que se reúne esta sexta-feira).

A mesma emissora norte-americana recorda que quando as vacinas da Pfizer e da Moderna receberam uma aprovação idêntica, a agência acabou por autorizar o inicio da sua utilização um dia depois desse comité consultivo (composto por especialistas externos) as aprovar. O mais certo, neste momento, é que a vacina da J&J seja aprovada pelo comité.

A J&J apresentou os dados da sua vacina contra a Covid-19 junto da FDA a 4 de fevereiro. Apesar de essas informações darem uma eficácia de proteção estimada em 66%, a mesma variou consoante a região onde se realizaram os testes: 72% nos Estados Unidos, 66% na América Latina e 57% na África do Sul, onde a variante des te país, a B.1.35, se está a espalhar rapidamente.

Esta notícia chega numa altura em que a administração Biden aposta no aumento do fornecimento de doses, isto depois de vários Estados se terem queixado de que a procura pelas injeções estava a ultrapassar a capacidade de oferta. Neste momento, 44,1 milhões das cerca de 331 milhões que compõem toda a população norte-americana já receberam pelo menos uma das duas doses das vacinas ou da Pfizer ou da Moderna, segundo dados do Center for Disease Control. Mais de 19 milhões já receberam a sua segunda dose.

Se aprovada definitivamente, a vacina da J&J será a terceira contra a Covid-19 autorizada nos EUA, depois das da Pfizer/BioNTech e da Moderna. A vacina da J&J tem a particularidade de ser de toma única, fator que facilita a logística de vacinação.

A farmacêutica tem um acordo com o governo norte-americano que prevê o fornecimento de 100 milhões de doses da sua vacina até o final de junho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR