Mais de 13 mil toneladas de bens provenientes de resíduos alimentares e verdes, e de materiais em fim de vida foram reaproveitados, transformados ou valorizados localmente em 2020, revelou esta quarta-feira a LIPOR.

Em comunicado, a LIPOR – Gestão de Resíduos do Grande Porto afirma ter conseguido, com base nos três pilares da sustentabilidade (social, ambiental e económica), que “13.719 toneladas de bens materiais fossem reaproveitadas, transformadas ou valorizadas localmente”. Este reaproveitamento corresponde a menos 684.034 euros de gastos com o tratamento destes resíduos e a menos 2.872 emissões de dióxido de carbono (CO2), o equivalente a 19.802 viagens aéreas, de ida e volta, entre o Porto e Lisboa.

Questionada pela Lusa, fonte da empresa intermunicipal, que tem como associados os municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, esclareceu que este valor é resultado de “diversos projetos e iniciativas nas áreas da redução e reutilização”.

“Os resultados que se apresentam materializam o trabalho destas parcerias com impacto em fluxos específicos de resíduos urbanos: resíduos alimentares, verdes, têxteis, equipamentos elétricos e eletrónicos, plástico, madeira, vidro, papel, entre outros”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As mais de 13 toneladas representam, por um lado, a quantidade de biorresíduos reduzidos, reaproveitados e valorizados através de projetos nas áreas do combate ao desperdício alimentar e da compostagem caseira e comunitária.

Paralelamente, representam a quantidade de materiais em fim de vida aos quais “foi possível dar uma nova vida” através de projetos nas áreas da transformação criativa, reparação, recuperação e doação de produtos que se encontram “perto do fim do prazo de consumo preferencial ou mesmo ultrapassado esse prazo”.

Os dados divulgados pela empresa intermunicipal tem por base o Observatório da Prevenção de Resíduos, que integrado na Estratégia de Prevenção de Resíduos, pretende traduzir em números o resultado “do esforço de todos os parceiros, da LIPOR e dos municípios associados” no combate ao desperdício e incentivo à reutilização.