O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou por telefone com o seu homólogo israelita, Reuven Rivlin, sobre a pandemia de Covid-19, o processo de vacinação, as relações bilaterais e a situação geopolítica global.

Esta informação consta de uma nota divulgada no portal da Presidência da República na internet, na qual se lê que Marcelo Rebelo de Sousa e Reuven Rivlin tiveram “esta manhã uma conversa telefónica”. Segundo a mesma nota, os dois chefes de Estado “abordaram a situação pandémica e os seus efeitos económicos e sociais, o processo de vacinação, as relações bilaterais e a situação geopolítica global, bem como a situação no Próximo e Médio Oriente”.

No final de janeiro do ano passado, Marcelo Rebelo de Sousa participou no 5.º Fórum Mundial do Holocausto, em Jerusalém, a convite de Reuven Rivlin, que nessa ocasião o recebeu na residência oficial do Presidente do Estado de Israel.  De acordo com a nota divulgada pela Presidência da República, a conversa de aconteceu na sequência dessa ida do chefe de Estado português a Jerusalém, há cerca de um ano, e de uma “recente troca de mensagens“.

Covid-19. Vacina da Pfizer com 94% de eficácia em Israel, aponta estudo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sexta-feira, o Ministério da Saúde israelita anunciou que mais de metade da população de Israel, 4,65 milhões dos 9,29 milhões de habitantes do país, já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o Coronavírus. Em janeiro do ano passado, após ter participado no 5.º Fórum Mundial do Holocausto, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a sua deslocação a Jerusalém tinha aberto “um caminho“, 25 anos depois da última visita de um Presidente português a Israel, e falou numa “redescoberta do relacionamento político ao mais alto nível”.

Na altura, o Presidente da República disse ter convidado o seu homólogo Israelita “a visitar Portugal, se possível até ao fim do ano”, adiantando que, a concretizar-se essa visita, que dependia do “calendário apertado” de Reuven Rivlin, ficou acertado que faria depois uma visita recíproca a Israel.

Entretanto, em março de 2020 foram confirmados os primeiros casos de infeção com o novo coronavírus em Portugal.  Marcelo Rebelo de Sousa cancelou deslocações ao estrangeiro e no plano das relações externas quase tudo ficou adiado.

Desde então, em Portugal já morreram mais de 16 mil pessoas doentes com Covid-19 e foram contabilizados mais de 804 mil casos de infeção com o novo coronavírus que provoca esta doença, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS).