A Prestibel, empresa de segurança contratada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no aeroporto de Lisboa, local onde o cidadão ucraniano Ihor Homeniuk morreu, celebrou um novo contrato com a entidade já em 2021, avança o Diário de Notícias. O jornal refere que a Prestibel não terá tido qualquer alteração ou consequência nos quase 200 contratos que tem com o Estado depois das ações e omissões dos seus funcionários.

Gritos de dor, agressões violentas e hematomas graves. O que os vigilantes viram, mas não denunciaram

A 24 de fevereiro, Paulo Marcelo, funcionário da Prestibel, assumiu que, juntamente com Manuel Correia, atou as mãos de Ihor com fita adesiva — um ato que foi equiparado a tortura no relatório da Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI). Contudo, marcelo não teve ainda nenhuma sanção disciplinar dentro da empresa estando agora a trabalhar ao serviço da empresa num hospital em Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o mesmo jornal, desde a morte de Ihor a Prestibel manteve e renovou todos os contratos que tinha com o Estado. Em agosto e setembro de 2020, ainda o caso não tinha alcançando a visibilidade que tem tido, o SEF renovou o contrato com esta empresa para o centro de dentenção do Aeroporto de Lisboa. Já depois da saída da diretora Cristina Gatões em dezembro, esta entidade voltou a celebrar outro contrato com a empresa para todos os centros de detenção que tem. Todos foram celebrados por ajuste direto.

SEF. Mais um vigilante diz ter visto um dos inspetores com pé em cima de ucraniano

A informação do jornal sobre a relação do SEF com a Prestibel foi obtida através do Portal Base (onde têm de ser publicado os contratos com o Estado) após o DN não ter tido resposta do SEF sobre quantos contratos tem com a empresa de segurança. O SEF referiu, contudo, que vai fazer um “concurso internacional”, que deverá começar “em março” para “prestação de serviços de vigilância nas instalações”. Mesmo assim, e até à conclusão do processo sobre a morte de Ihor, afirma que vai continuar a trabalhar com a Prestibel.