787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Soltaram o Pizzi que há dentro deles (a crónica do Benfica-Rio Ave)

Este artigo tem mais de 3 anos

Rio Ave podia ter chegado ao intervalo na frente mas foi depois atropelado por um Benfica com a atitude, a entrega e a qualidade de Pizzi mesmo antes de entrar e festejar como nunca um golo (2-0).

i

Pedro Fiuza

Pedro Fiuza

Do “Vamos arrasar” e “Vamos jogar o dobro ou triplo” ao “vamos jogo a jogo”. A época do maior investimento do Benfica foi-se transformando com o tempo na época com menores resultados dos últimos anos, adensada a partir de meio de janeiro quando houve o principal surto de Covid-19 no Seixal já depois de vários casos no final do ano de 2020. Há três semanas, e pela primeira vez, a pandemia deixou de ser problema no presente e passou a ser uma questão a condicionar o futuro no que se seguia. Como dizia Luís Filipe Vieira este domingo, na primeira entrevista após ser reeleito, “os jogadores corriam entre nove a 11 ou 12 quilómetros e passaram a não correr mais do que sete quilómetros”. Fez mossa, superada aos poucos. No seu caso, ainda continua a ter de parar para subir um lanço de escadas onde antigamente corrida; no caso de Weigl, um dos primeiros jogadores do plantel a ficarem infetados ainda em novembro, já chegou aos 13 quilómetros no último jogo. Outros aos dez a 12 quilómetros.

Benfica volta aos triunfos frente ao Rio Ave com golos de Seferovic e Pizzi e fica mais perto do terceiro lugar

O Benfica é uma equipa que tenta, literalmente, recuperar o fôlego, mas que enfrenta um problema: deixou de ter o seu ritmo de corrida e passou a ter de andar ao ritmo que a corrida onde está obriga. Até ao final do ano civil, foi um formação de séries: cinco vitórias na ressaca da eliminação na terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, duas derrotas consecutivas com Boavista e Sp. Braga (ambos com três golos sofridos por jogo), quatro triunfos seguidos. Em 33 pontos possíveis, os encarnados fizeram 27. Não eram líderes, estavam longe de jogar “o dobro ou o triplo”, só em dois jogos em específico no início “arrasaram” (Famalicão e Rio Ave, ambos fora), mas seguiram numa carreira regular. Em 2021, desde o empate cedido nos Açores frente ao Santa Clara, ganhou duas vezes, empatou seis e perdeu uma. Pior: nas igualdades, ou não houve golos ou esteve em vantagem de não segurou. Em 27 pontos possíveis, os encarnados fizeram 12. E tudo mudou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No final de fevereiro, o Benfica, sem títulos, ficou resumido a dois objetivos em 15 ou 16 encontros até ao final da temporada: chegar aos lugares de acesso à Champions e ganhar a Taça de Portugal. A Liga dos Campeões foi uma miragem, a Liga Europa um ciclo de oito jogos onde uma só derrota deitou tudo a perder, a Taça da Liga um tiro ao lado, a Supertaça uma desilusão (resultado e exibição). E tudo com os jogadores pedidos por Jorge Jesus, à exceção de um, Vertonghen, uma das baixas de última hora para o encontro com o Rio Ave, que não era bem o que o técnico pretendia mas que, perante a impossibilidade de garantir o uruguaio Cabrera (Espanyol), foi recebido de braços abertos. Numa afirmação que não terá caído bem a todas as pessoas do clube, o treinador recusou qualquer responsabilidade própria, dos jogadores ou da estrutura, atirando tudo para cima do surto de antes do jogo com o Arsenal. Vieira atribuiu a principal culpa à pandemia mas admitiu que não explica tudo. Nos factos, com maior ou menor peso da Covid-19 na quebra, ficava uma reta final de temporada sem qualquer margem de erro.

“O Benfica tem duas competições, tem ainda muito para recuperar e ganhar. No Campeonato há muita coisa para ganhar mas vai ser jogo a jogo. A prioridade é passar o rival que está à frente, tentar passar o terceiro e o segundo e, quando se chegar ao segundo, analisar se ainda existe capacidade pontual para chegar ao primeiro. Não estamos nem em primeiro nem segundo, temos de ir à procura dos rivais e só dá para fazer contas jogo a jogo”, assumira Jesus antes do jogo desta noite. “No futebol, o próximo jogo é aquele que se quer mais quando não se ganha. Nos momentos difíceis é que se constroem os grandes jogadores e treinadores. Temos dado alguns sinais de melhoria e esperamos que possa continuar. Sabemos que estamos num momento difícil mas estamos preparados para ultrapassar esta crise de resultados. Trabalhámos nos treinos não só o aspeto físico mas também a parte psicológica, foi uma equipa alegre, que quer mudar o último resultado”, reforçara nessa conferência só para a BTV.

Apesar dos resultados, os jogos com o Arsenal mostraram essa melhoria, não só a nível exibicional mas também na parte física, técnica e tática. Mas, olhando para o Campeonato, a retoma estava ainda por chegar: a vitória frente ao Famalicão foi assente em 30 minutos a todo o gás no início que não tiveram continuidade, o empate com o Moreirense teve um Benfica com muito mais posse mas sem capacidade para criar muitas oportunidades após sofrer o empate em cima do intervalo e o nulo em Faro voltou a ter uma exibição aquém das expetativas de quem já projetava uma recuperação total. Seguia-se o Rio Ave. E um teste à extensão do que são hoje as águias na Liga.

O teste foi superado. Com uma nota mediana na primeira parte, onde à exceção dos 15 minutos iniciais a formação visitante esteve sempre mais confortável, ativa e perigosa em campo, com uma nota elevado no segundo tempo – sinal de que, apesar do visível desgaste de unidades como Rafa, Diogo Gonçalves ou Seferovic, a equipa começa a ter mais pulmão para “fazer” todo o encontro. E se Jesus no final da partida destacou o apoio dos adeptos à porta do Seixal, dizendo que foi ali que os encarnados começaram a ganhar o jogo, a nota dominante acabou por ser a forma abnegada, intensa, dedicada e personalizada como entrou após o intervalo, corporizando aquele que continua a ser a grande referência a todos os níveis do Benfica: Pizzi. Sem o médio em campo, a equipa foi como ele, na entrega, na atitude, no carácter; com ele, teve futebol, velocidade, qualidade e baliza. A forma como festejou o 2-0, como se fosse o encontro de uma vida, é o retrato perfeito dessa vontade de redenção.

Com Vertonghen e Darwin Núnez a serem baixas de última hora por lesão juntando-se ao castigado Otamendi, Jesus mudou três nomes, dois posicionamentos e um esquema tático para a receção a uma equipa de Vila do Conde longe da época de fulgor que teve com Carvalhal em 2019/20: Jardel, Everton e Waldschmidt voltaram à titularidade, Taarabt começou mais recuado com Rafa colocado na direita e regressou o habitual 4x4x2, desta vez sem dois avançados puros mas 1+1 com o alemão nas costas de Seferovic. Resultados práticos nos 15 minutos iniciais? Nenhum. Mas a entrada conseguida parecia dar outra confiança à equipa encarnada para se ir soltando, com Seferovic a cabecear para defesa de Kieszek após grande jogada de Diogo Gonçalves pela direita (8′) e com Everton a acertar na trave num fantástico remate após diagonal da esquerda para o meio (9′).

[Clique nas imagens para ver os melhores momentos do Benfica-Rio Ave em vídeo]

O Benfica conseguia ser melhor em algumas ações que faziam toda a diferença, da capacidade de transição que ia “secando” as saídas das flechas ofensivas e a construção de Francisco Geraldes ao jogo entre linhas de Waldschmidt nas costas de Pelé e Filipe Augusto, que permitia criar desequilíbrios no último terço onde Seferovic continuava a tentar movimentos de rutura entre central e lateral. No entanto, e a partir do momento em que o Rio Ave ganhou mais critério na saída a partir de trás e saltou essa primeira linha de pressão, as características da partida mudaram por completo, com os visitantes a criarem três boas ocasiões para ficarem na frente do marcador: Rafael Camacho arriscou a meia distância mas saiu fraco (16′); Carlos Mané aproveitou uma bola não cortada por Lucas Veríssimo para rematar rasteiro para grande defesa de Helton Leite para canto (20′); e Gelson Dala, num trabalho individual na área em poucos metros, acertou no ferro (21′). A defesa do Benfica tremia como o poste. E muito.

Os encarnados conseguiram depois ter mais bola mas poucas vezes souberam o que fazer com ela. Muitos passes falhados, falta de linhas de passe quando a posse estava no lateral ou no médio de construção, movimentação quase nula para procurar o espaço. Everton, que no lance seguinte a um cruzamento que acabou nas mãos de Kieszek foi lá atrás evitar que Carlos Mané surgisse isolado na área, era o mais inconformado a par de Taarabt e de Diogo Gonçalves mas o Benfica era uma equipa curta e foi o Rio Ave a acabar da melhor forma antes do intervalo, vendo Francisco Geraldes atirar para defesa de Helton Leite na melhor combinação ofensiva da primeira parte entre Sávio e Camacho (40′) e o mesmo Camacho rematar ao lado na área após tirar o guarda-redes do lance (42′).

O Benfica, à semelhança do Rio Ave, não mexeu ao intervalo. Mas o Benfica, ao contrário do Rio Ave, veio muito melhor na segunda parte. Mais intenso, mais rápido, a fazer rolar mais a bola e a mexer à procura do espaço, mais capaz nas zonas de pressão adiantadas. E as oportunidades foram-se sucedendo com uma cadência de dois em dois minutos, começando em remates desenquadrados de Grimaldo e Waldschmidt e terminando com duas grandes defesa de Kieszek com Seferovic (num assistência de Weigl após interceção bem feita em terrenos adiantados) e Waldschmidt (jogada de combinação) a surgirem isolados na área. O golo parecia algo inevitável e não tardou muito a chegar, num lance em que Everton conseguiu ser mais forte do que Pelé à entrada da área, assistiu com um ligeiro toque Seferovic que estava em jogo por Sávio e o suíço rematou sem hipóteses de pé esquerdo (59′). 

O jogo não estava decidido. Mas o jogo tinha mudado de vez. E o jogo só poderia aumentar na baliza do Rio Ave, face à quebra dos vila-condenses no segundo tempo, com muitas bolas perdidas ainda no primeiro terço (também pela pressão feita pelos encarnados) e a falta de capacidade de esticar o jogo até às unidades da frente, fosse em ataque organizado, fosse em transições. O Benfica tinha a vitória na mão e, mostrando que a condição física da equipa está mesmo a crescer, terminou da melhor forma e tendo Pizzi como principal protagonista, saindo do banco para assistir Seferovic numa oportunidade onde falharia depois a recarga sozinho na área (70′) e para marcar o 2-0 que resolveu o encontro, após combinação com Weigl e Everton antes de um míssil em zona frontal (78′), ficando ainda muito perto do bis a dois minutos do final com um remate que saiu por cima (88′).

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora