Os autores portugueses Catarina Gomes e Tiago Galo vão integrar a exposição anual de ilustração da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em junho em Itália, foi anunciado esta quarta-feira.

A organização tinha revelado esta semana a lista dos 303 autores de vários países – dos quais 7 de Portugal – candidatos a participarem nesta exposição anual, tendo agora anunciado a escolha de 77 a integrar a mostra.

A exposição anual de ilustração é uma das iniciativas daquela feira de negócios livreiros e dá a conhecer regularmente as tendências internacionais da ilustração para os mais novos, sendo ainda atribuído um prémio a um autor com menos de 35 anos.

Os sete autores portugueses que tinham sido pré-selecionados eram André Carrilho, Catarina Gomes, Joana Estrela Barbosa, Margarida Botelho, Raquel Costa, Tiago Galo e Teresa Cortez.

Tanto Catarina Gomes como Tiago Galo candidataram-se à exposição com obras inéditas, não publicadas, intituladas “Little Monsters” e “Alqueva”, respetivamente, segundo informação da feira do livro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Catarina Gomes tem cerca de uma dezena de obras publicadas, algumas em edição de autor, sendo as mais recentes “Sayid Manuel”, pela Trinta por Uma Linha, e “A migração das alforrecas”, com texto de Rui Cerqueira Coelho, editado pela Livros Horizonte.

Tiago Galo, com formação em Arquitetura, tem trabalhado em ilustração, design e arte urbana, com obra publicada em imprensa portuguesa e estrangeira e em livro ilustrado. É dele a ilustração de títulos como “Príncipe dos mares – O golfinho comum”, de Pedro Goulão, “Amores (im)possíveis”, de Inês Meneses, e “A revolução”, de Slawomir Mrozek.

A par da exposição que a feira do livro organiza há mais de 50 anos, será produzido um anuário com todos os autores escolhidos e, depois de Bolonha, a mostra estará em itinerância por vários países.

Os ilustradores com menos de 35 anos são ainda candidatos a um prémio, criado em parceria com a SM Fundación Internacional, no valor de 12.400 euros e que inclui a edição de um livro. Em 2014, o prémio foi atribuído a Catarina Sobral.

A feira de Bolonha acontece habitualmente entre março e abril, com mais de 1.400 espaços de compra e venda de direitos na área do livro ilustrado, e a presença de 30 mil profissionais, mas em 2020 ocorreu num formato reduzido, com algumas iniciativas “online”, por causa da pandemia da Covid.

Este ano, a 58.ª edição da feira foi programada de 14 a 17 de junho, na esperança de que possa acontecer com presença física de autores, editores e livreiros.