A intenção foi anunciada na quinta-feira da semana passada, a operação avançou na terça-feira e esta quarta-feira já estava fechada. A EDP vendeu cerca de 10% da EDP Renováveis (EDPR) numa operação de aumento de capital com o valor de 1,5 mil milhões de euros.

A emissão de novas ações (que ainda não foi concretizada) tem como objetivo financiar parcialmente o plano de investimentos de 19 mil milhões de euros que a EDP Renováveis prevê fazer até 2025. O plano apresentado pelo presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell — que é também CEO das Renováveis — coloca a participada do grupo EDP no centro dos investimentos totais de 24 mil milhões de euros a realizar nos próximos cinco anos.

A transação concretizada através de um processo acelerado de bookbuilding (registo de ofertas e intenções de compra que define o preço) teve como destinatário investidores institucionais, deixando de fora o retalho. As ações foram vendidas a 17 euros por ação, um desconto de 9,3% face ao fecho do dia anterior, o que arrastou para baixo as cotações da EDP Renováveis esta quarta-feira. A empresa desvalorizou 10%, a maior queda em um ano, e arrastou consigo a casa-mãe que desvalorizou mais de 4%.

As ações agora vendidas — 88.250.000 — foram emprestadas pela EDP, que é a maior acionista da Renováveis, aos bancos que as colocaram junto dos investidores. Esta cedência dispensou a realização prévia de uma assembleia geral extraordinária da EDPR para aprovar o aumento de capital. A elétrica compromete-se a aprovar na assembleia geral e emissão das novas ações que serão distribuídas então aos investidores que participaram nesta operação. No final, a EDP manterá mais de 70% do capital da Renováveis, objetivo aliás afirmado na apresentação da revisão do plano estratégico.

Os novos acionistas ficam com direito aos dividendos ao exercício dos direitos de voto associados às ações que adquirirem nesta operação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR