A pandemia também está a fazer aumentar o risco de abandono escolar, com o ensino à distância a propiciar a “desmotivação dos alunos”. Segundo o Jornal de Notícias, que cita os ministérios da Educação e da Segurança Social, as escolas sinalizaram às comissões de proteção de crianças e jovens 1.900 alunos em risco de abandono escolar, em 2020, mais 200 do que tinha acontecido em 2019.

Entre março e junho, os diretores das escolas afirmaram não terem conseguido contactar 2% dos alunos para participação nas aulas online, de acordo com um questionário feito pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Já os professores com função de coordenação apontaram essa impossibilidade de contacto relativamente a 7% dos alunos.

O presidente da Associação de Diretores (ANDAEP), Filinto Lima, diz ao jornal que “o ensino à distância propicia o abandono” e “aumenta a desmotivação dos alunos”. Não é, portanto, necessariamente pela falta de material que os alunos desistem de participar nas aulas, acrescenta. O secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, já tinha afirmado no Parlamento que “houve alunos que não voltaram à escola no arranque do ano letivo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR