O milionário japonês Yusaku Maezawa, conhecido pelos gestos excêntricos, prometeu esta quarta-feira oito passagens para pessoas do mundo inteiro numa viagem de turismo espacial à volta da Lua, prevista para 2023.

O empresário japonês, fundador da ZozoTown (uma plataforma de vendas “online” de artigos de moda, a maior do Japão), foi o primeiro cliente privado a reservar um lugar no voo operado pela empresa aeroespacial SpaceX, fundada pelo também milionário Elon Musk, por um montante não divulgado.

Inicialmente, o milionário japonês afirmou que pretendia convidar seis a oito artistas para viajar consigo, mas quarta-feira alargou as candidaturas a outras pessoas, num vídeo divulgado na rede social Twitter.

“Convido-vos a juntarem-se a mim para esta missão. Oito de entre vós no mundo inteiro”, disse o empresário, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

“Comprei todos os bilhetes, por isso será uma viagem privada”, acrescentou.

O milionário explicou que mudou de ideias quanto a convidar exclusivamente artistas porque acredita que “cada pessoa que faz alguma coisa criativa pode ser considerada um artista”.

Os candidatos a turistas espaciais deverão cumprir dois critérios: estar preparados para “alargar os limites” da criatividade e dispostos a ajudar os restantes membros da equipa a fazer o mesmo, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os interessados devem inscrever-se até 14 de março e participar num processo de seleção que inclui entrevistas, debates e exames médicos.

Esta não é a primeira vez que o milionário japonês Yusaku Maezawa dá que falar.

Em janeiro de 2020, o empresário anunciou que estava à procura de uma namorada para o acompanhar na viagem espacial, a selecionar através de um programa de “reality show”, que recebeu mais de 20 mil candidaturas.

SpaceX. Afinal bilionário vai à Lua, mas solteiro

Em 2019, uma publicação na rede social Twitter em que prometia oito mil euros aos seus seguidores tornou-se na mais difundida na história daquela rede social, depois de ultrapassar, em três dias, 5,6 milhões de partilhas.

Milionário japonês bate recorde de partilhas na rede social Twitter em três dias

O milionário passou de meio milhão para 6,1 milhões de seguidores, provocando críticas de vários utilizadores da rede social, que o acusaram de comprar seguidores.

Segundo a revista Forbes, Maezawa é o 23.º homem mais rico do Japão, com uma fortuna avaliada em dois mil milhões de dólares (cerca de 1.650 milhões de euros).

Caso a SpaceX consiga concretizar o projeto, Maezawa e os seus convidados serão os primeiros “viajantes lunares” desde a missão norte-americana Apollo, em 1972.

No mês passado, a empresa de Elon Musk anunciou que prevê a primeira viagem de turismo espacial para o quarto trimestre deste ano.

A missão, batizada Inspiration4, deverá acolher o milionário norte-americano Jared Isaacman, que também ofereceu três lugares a bordo.

A primeira selecionada, anunciada em final de fevereiro, é uma norte-americana de 29 anos, sobrevivente de cancro.