A capitania do Funchal emitiu esta sexta-feira avisos de mau tempo e vento forte para a orla marítima da Madeira, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.

Os avisos da autoridade marítima regional têm por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções por forma a que estas permaneçam nos portos de abrigo”, lê-se no documento da capitania do Funchal.

Sobre as condições meteorológicas, a autoridade marítima indica que o vento vai soprar no mar do arquipélago entre os “51 e os 62 quilómetros de qualquer direção“, sendo “por vezes muito forte durante a noite”. Sobre a visibilidade marítima é referido que será “boa a moderada”, devendo as ondas atingir 3,5 metros na costa norte e dois metros na parte sul da ilha.

O IPMA colocou as costas norte e sul da Madeira, além das zonas montanhosas da ilha sob aviso amarelo até às 18h00 de sábado, apontando para vento com rajadas até os 95 quilómetros nas zonas mais altas. As previsões de vento forte levaram a Presidência da República a cancelar a visita que o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, iria efetuar às regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR