Cerca de 60.000 testes PCR para testagem da infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, e respetivos kits de extração, doados por Portugal começam esta sexta-feira a ser entregues a Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, anunciou o Governo português.

A medida visa reforçar os meios de diagnóstico e de rastreio, na deteção e tratamento dos casos de infeção e insere-se no compromisso assumido por Portugal no combate à pandemia e na mitigação dos seus impactos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Cada um destes países receberá 20.000 testes doados por Portugal, com Cabo Verde e a Guiné-Bissau a receber este material ainda esta sexta-feira e São Tomé e Príncipe no sábado.

A entrega do material será feita às autoridades nacionais daqueles países através das representações diplomáticas portuguesas na Cidade da Praia, Bissau e São Tomé, refere a nota conjunta dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Saúde portugueses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A oferta faz parte da segunda fase do “Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia Covid-19″ entre Portugal e os PALOP e Timor-Leste, promovido pelo Governo português, através destes dois ministérios, a qual prevê apoiar estes países nas áreas de testagem, formação e capacitação e no envio de equipamentos de proteção individual e na vacinação.

Cabo Verde regista, até ao momento, 152 mortos e 15.621 casos de Covid-19, a Guiné-Bissau 49 mortos e 3.301 casos e São Tomé e Príncipe 30 mortos e 1.895 casos. A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.570.291 mortos no mundo, resultantes de mais de 115,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.486 pessoas dos 808.405 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Guiné-Bissau recebeu cerca de 20.000 testes oferecidos por Portugal

Portugal entregou esta sexta-feira ao Alto Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau cerca de 20.000 testes para detetar a doença, anunciou, em comunicado, a embaixada de Portugal em Bissau.

O Alto Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau recebeu também esta sexta-feira 24.000 seringas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para as vacinas.

A Guiné-Bissau regista um total acumulado de 3.301 casos de Covid-19.

Na sequência do aumento de casos que se tem registado desde o início do ano, o Governo guineense decidiu prolongar o estado de calamidade por mais 30 dias, até 25 de março.