A há muito anunciada versão carrinha do Porsche Taycan foi finalmente revelada, visando cativar os clientes que buscam uma maior versatilidade no espaço interior, sem abrir mão de um veículo familiar e desportivo. Denominada Cross Turismo, a nova versão do Taycan vai igualmente assegurar um maior à vontade quando for necessário percorrer estradas esburacadas ou estradões em terra, uma vez que todas as versões montam suspensão pneumática capaz de elevar a altura ao solo em 3 cm.

Esteticamente, as maiores diferenças encontram-se ao nível da traseira e no tejadilho, uma vez que o modelo alemão anuncia apenas alterações ligeiras em matéria de comprimento e largura, com a altura a aumentar somente 1,4 cm. O Cx piora consideravelmente, de 0,22 para 0,26, na versão mais acessível, enquanto o peso do Cross Turismo é superior ao da berlina Taycan em apenas 25 kg (por exemplo, nas versões Turbo S).

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A traseira mais “bojuda” permite dotar a bagageira com mais 39 litros, atingindo agora 446 dm3, a que se somam os 84 litros da frunk, que se mantém inalterada. A vantagem para o utilizador acaba por surgir caso se rebata as costas do assento posterior, garantindo 1.212 litros. Em termos de espaço para os passageiros, não deverão existir grandes diferenças, uma vez que a distância entre eixos é similar.

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Ao contrário do Taycan, o Cross Turismo só está disponível com dois motores, um por eixo, garantindo tracção integral e suspensão pneumática, para assim poder incrementar a altura ao solo. Em condições normais, o Cross Turismo tem uma distância ao solo 2 cm superior à do Taycan, com a suspensão pneumática a permitir aumentar a altura em mais 1 cm. Caso o condutor possua o Off Road pack e pressione o botão Gravel, a carrinha eleva-se mais 2 cm.

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Nesta primeira fase, a Porsche anunciou o novo modelo nas versões Taycan 4 Cross Turismo, 4S Cross Turismo, Turbo Cross Turismo e Turbo S Cross Turismo. A diferença entre a versão mais acessível coloca a carrinha com um preço de 97.582€, mais 10.500€ do que o Taycan correspondente, o que se explica em virtude de a carrinha possuir dois motores e tracção integral, bateria Performance Plus com 83,7 kWh e suspensão pneumática. A diferença na versão 4S cai para 6.000€, para depois entre os Turbo e Turbo S ser apenas 1.400€ superior ao Taycan com a mesma mecânica. Os preços variam entre os 97 mil e os 193 mil euros, com a autonomia a oscilar entre 456 km e 419 km.