A Madeira registou mais uma morte associada à Covid-19, somando 65 óbitos, num dia em que se registaram 59 novos casos e mais 82 doentes considerados recuperados, informou a Direção Regional de Saúde do arquipélago.

Uma nota da Secretaria da Saúde e Proteção Civil da Madeira revelou que um doente com 58 anos morreu no Hospital Central do Funchal. “Há a reportar 59 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 7.537 casos confirmados de covid-19”, lê-se no boletim epidemiológico diário.

A Direção Regional de Saúde acrescentou que dos novos casos, apenas um é importado (França), sendo os restantes de transmissão local. O boletim também destacou que foram notificados 82 doentes dados como recuperados, totalizando 6.677 pessoas que tiveram alta da doença no arquipélago.

A autoridade de saúde indicou que, neste sábado, estão identificados 795 casos ativos, dos quais 17 são importados e 778 de transmissão local. Destas pessoas, 50 estão internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, oito nos Cuidados Intensivos e 42 em Unidades Polivalentes. Outras 15 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O documento referiu que estão em situação de vigilância ativa de contactos positivos neste arquipélago 1.101 pessoas e um total de 3.872 viajantes através da aplicação MadeiraSafe.

Por seu turno, o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) informou que a Madeira apresenta mais 288 casos confirmados para um total de 7.311 e o número de mortes permanece inalterado em 61.

Segundo ressalvou a DGS, 81% dos novos casos na Madeira “teve um período entre o diagnóstico e a notificação superior a 48 horas, decorrente de intercorrências informáticas de um laboratório na região e que se encontram em processo de regularização”.

Na sequência desta informação, a Direção Regional de Saúde do arquipélago emitiu uma nota insistindo que “os números apresentados no boletim nacional reportam-se a casos já notificados pela Direção Regional de Saúde, e não às últimas 24 horas”.

No mesmo documento, a autoridade de saúde madeirense argumentou que “a situação é explicada por um processamento retrospetivo de casos que decorreu de problemas de compatibilidade da plataforma nacional Sinave, na qual são notificados os casos e os resultados laboratoriais de testes de covid-19”.

A Direção Regional de Saúde salientou que esta “discrepância” entre os números divulgados pela DGS, “com um grande diferencial temporal, é geradora de desinformação junto da população”.

A entidade regional complementou que esta situação também é “prejudicial para a gestão de toda esta situação pandémica na Região Autónoma da Madeira”. A autoridade regional de saúde reforçou que “os números reais das últimas 24 horas são os divulgados, diariamente, pela Direção Regional da Saúde, no Relatório de Situação regional”