As vendas mundiais de veículos com baterias recarregáveis, o que inclui os 100% eléctricos e os híbridos plug-in (PHEV), continuaram de vento em popa durante o primeiro mês de 2021. De acordo com o EV Sales Blog, foram transaccionados 321 mil veículos em Janeiro, mais 112% do que no ano anterior, o que representa 5% do mercado total.

Os construtores chineses, porque disputam o maior mercado do mundo para veículos eléctricos, ajudados pelo facto de proporem modelos substancialmente mais pequenos, menos sofisticados e incomparavelmente mais baratos, lideraram o mercado, com o Wuling HongGuang Mini EV a vender 36.762 unidades, à frente do maior e mais dispendioso Tesla Model 3 (21.589 veículos) e do Tesla Model Y (9.597).

No ranking das vendas de eléctricos, os seguintes seis modelos são chineses e exclusivos do mercado local, para de seguida surgir na 10ª posição, entre os mais vendidos a nível global, o Nissan Leaf (3.707), à frente do Audi e-tron (3.598), Renault Zoe (3.550) e Kia e-Niro (3.540).

Na batalha pelos PHEV mais vendidos, o líder foi o chinês Li Xiang One, com 5.379 unidades, deixando para trás os BMW 530e (4.327) e BMW X3 PHEV (4.082). A 4ª posição é do SAIC Roewe eRX5 (3.779), que bateu o Volvo XC40 PHEV (3.677), os Mercedes GLC 300e e 300de (3.405) e o BMW 330e (3.297).

Entre as marcas que mais eléctricos e PHEV venderam, a chinesa SGMW lidera (38.896), à frente da Tesla (33.063), BMW (20.197), BYD (19.902), SAIC (16.752), Mercedes (14.166), Volkswagen (13.725), Volvo (12.479), Great Wall (10.262), Audi (8.963), Peugeot (8.155) e Kia (7.674).

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