“Sobe, sobe, sobe”. Já com a braçadeira no lado esquerdo, depois da saída ao intervalo de Pepe, Sérgio Oliveira marcou o segundo golo do FC Porto em Barcelos com um grande remate de fora da área e foi a voz de liderança da equipa em campo, controlando posicionamentos e gerindo tempos até ficar confirmado o regresso aos triunfos da equipa azul e branca após o nulo no clássico frente ao Sporting e a derrota com o Sp. Braga na Taça de Portugal. No final, e enquanto ia cumprimentando os seus jogadores, Sérgio Conceição trocou ainda algumas palavras com o médio, que foi o MVP do jogo em termos estatísticos e fez bem mais do que isso, naquela que está a ser a época mais produtiva da carreira onde ultrapassou mesmo Taremi como melhor marcador dos dragões.

Uribe, um Ángel que brilhou 68 horas depois (a crónica do Gil Vicente-FC Porto)

Ao marcar o segundo golo, num remate após assistência do avançado iraniano, Sérgio Oliveira chegou ao 15.º golo da temporada, tendo mais remates certeiros só em 2020/21 do que nas últimas quatro épocas. E com uma outra curiosidade: este foi o primeiro golo de fora da área do FC Porto no Campeonato no ano civil de 2021. Contas feitas, os dragões têm tantos golos à 22.ª jornada do que no ano passado mas com menos oito pontos conquistados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Entrámos desde o início com a atitude certa, atitude ganhadora, coesos. Sábios do que tínhamos de fazer, que o mister pediu. Fomos sempre superiores e podíamos ter feito mais um ou outro golo, mas estamos felizes pela vitória. O que nos foi passado ao intervalo? A mesma coisa do que no início, para estarmos coesos pois o 1-0 era curto e a qualquer momento eles podiam numa transição empatar. Eles saíram acho que uma vez apenas. Tivemos uma atitude muito boa e é assim que temos de continuar”, destacou o médio na flash interview da Sport TV, antes de explicar também os festejos na altura do segundo golo e projetar o próximo encontro frente à Juventus.

“Foi um golo importante, não pela beleza do golo em si mas por carimbar o 2-0. Estávamos a fazer uma boa partida mas podíamos sofrer o empate. Depois fechámos o jogo e controlámos ainda mais. Foi isso que me deixou feliz, continuámos coesos e a controlar o espaço interior e exterior, bem como a profundidade do adversário. Hoje fomos uma equipa de verdade. Juventus? Vamos lá lutar pela eliminatória”, concluiu o internacional.

Já Sérgio Conceição destacou a importância da vitória no contexto que a equipa atravessa, ao mesmo tempo que assumiu a dúvida na utilização de Pepe e Corona em Turim, na segunda mão dos oitavos da Champions.

“Era importante ganhar este jogo contra uma equipa que em casa cria muitas dificuldades. Entrámos bem, fizemos um jogo consistente, a nossa dinâmica com bola foi de acordo com o que foi pedido e não fizemos no último jogo. O Denis fez uma exibição fantástica, podíamos ter ido para o intervalo com uma vantagem de três ou quatro golos. Na segunda parte, estivemos sempre equilibrados à procura sempre desse segundo golo. Conseguimos, a partir daí o jogo sempre controlado mas o resultado peca por escasso. Não sofrer golos? Isto tem a ver com a organização da equipa, com todos os jogadores e setores da equipa. A última linha paga às vezes aquilo que não funciona. O nosso sistema, se os avançados e os alas não trabalharem, fica difícil para a linha defensiva depois. Esse trabalho tem de ser um compromisso dos jogadores, percebendo que podemos pressionar numa zona mais alta ou mais baixa. Quando entraram no nosso espaço soubemos defender bem”, analisou o técnico à Sport TV.

“Substituições ao intervalo? Fui obrigado a mexer. O Pepe ressentiu-se do toque no jogo anterior, era impossível voltar porque é um problema muscular no gémeo e o Corona também não conseguia ver nada fruto do traumatismo. Estão claramente em dúvida para o próximo jogo com a Juventus, não sei se podem ou não viajar depois de amanhã connosco para Turim”, destacou Sérgio Conceição a esse propósito.