Olivier Dassault, deputado francês desde 2002, morreu este domingo num acidente de helicóptero perto de Deauville, avança o Le Monde. O político, que tinha 69 anos, era também diretor do Grupo Figaro, tendo uma fortuna estimada de mais de seis mil milhões de euros, a maioria herdada após a morte do seu pai.

Além de Dassault, que serviu na Força Aérea Francesa, apenas mais uma pessoa estava no helicóptero, o piloto, que também morreu. O desastre ocorreu por volta das 18h00 de Paris (17h00 de Lisboa) na cidade de Touques. O Ministério Público francês abriu uma investigação para apurar as causas do acidente.

Dassault, que foi eleito para a Assembleia Nacional francesa em 2002 e voltou a ser eleito em 2007, também ocupou vários cargos na empresa de aviação Dassault Group, fundada pelo seu avô, Marcel Dassault.

Emmanuel Macron, presidente de França, já reagiu à morte do deputado através do Twitter. Numa publicação na qual começou por dizer que “Olivier Dassault amava a França”, escreveu: “Capitão de indústria, deputado, representante local, comandante de reserva da Força Aérea: durante a sua vida, não parou de servir o nosso país, de valorizar o nosso património. A sua morte brutal é uma grande perda. Deixo as condolências à sua família e a quem lhe era mais próximo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR