A Toyota lançou um pequeno desportivo que colocou o mercado num rebuliço. Pequeno, com um motor relativamente potente e um sistema de transmissão integral, o GR Yaris promete ser difícil de bater, especialmente em piso escorregadio. O seu motor com apenas 3 cilindros, 1,6 litros e um turbocompressor fornece 261 cv e 360 Nm de binário, o que lhe permite anunciar uma velocidade máxima de 230 km/h e 0-100 km/h em 5,5 segundos. Mas será que o modelo nipónico é capaz de bater a concorrência?

Para responder a esta questão, a publicação germânica Auto Bild levou o desportivo da Toyota ao circuito de Sachsenring, na Alemanha, e registou o melhor tempo por volta em 1 minuto 40,65 segundos. Depois comparou-o com o obtido pelo Mini Cooper JCW GP, o Ford Focus ST, o Peugeot 208 GTi e o Ford Fiesta ST.

Num traçado sinuoso e em asfalto seco, a tracção integral do GR Yaris não será necessariamente uma vantagem, tanto mais que irá absorver alguma da potência disponível. Ainda assim, dois dos adversários do Toyota dificilmente se poderiam defender em pista, uma vez que por mais eficaz e leve que fosse o chassi, a falta de potência não lhes daria grandes hipóteses de sucesso. E os modelos menos possantes no grupo de veículos reunido pelos alemães – mas igualmente os mais baratos – eram o Ford Fiesta ST, com um motor 1.5 de três cilindros sobrealimentado que debita 200 cv e 290 Nm, que rodou em 1.42,47, e o Peugeot 208 GTi, cujo 1.6 turbo com quatro cilindros fornece 208 cv e 300 Nm, tendo estabelecido a melhor volta em 1.41,17.

Provando que a potência em pista é tudo, ou quase, o Ford Focus ST impôs os 280 cv do seu motor 2.3 turbo para realizar uma volta em 1.39,69, enquanto o Mini Cooper JCW GP, com 306 cv e 450 Nm, rodou em 1.38,48, revelando-se o mais rápido no traçado alemão. Veja aqui a volta lançada do GR Yaris nas mãos da Auto Bild.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR